Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

4 de maio de 2018

Efemérides-Maio


Transcrito, com a devida vénia e respectiva autorização, do LIVRO DAS EFEMÉRIDES –HISTÓRICAS, POLÍTICAS, MAÇÓNICAS E SOCIAIS - 2016
Daniel Madeira de Castro Página 215

MAIO
381 — Reuniu o concílio de Constantinopla com a presença de 150 bispos, para debate da divindade do Espirito Santo, negada pelos arianos e pelo teólogo Máximo, que se auto proclamara bispo. Ao Credo foi acrescentada a fórmula referente ao Espírito Santo, encerrou em Junho sob o governo do papa Dâmaso I, hispânico, secretariado pelo imp. Teodósio e por Jerónimo, que viria a traduzir de hebraico para latim as Sagradas Escrituras.
1790 — Residiu na ilha da Madeira até meados de 1791 o cirurgião francês, Jean Josset d'Orquigny, maçon, contribuindo para a instalação duma segunda loja e tencionando instalar uma terceira, abrindo lugar à constituição da G.L. na Madeira, que nunca se verificou. Acabou sendo preso pela Inquisição e transferido para Lisboa, onde foi julgado.
1812 — O barco a vapor Comet, de Henry Bell atingiu uma velocidade de sete nós.
1814 — O papa Pio VII, regressado a Roma, restaurou a inquisição, reincentivou o índex e a ação dos jesuítas.
1843 — Aprovados os Estatutos Gerais da Antiga e Sublime Ordem da Carbonária Portuguesa, com oito capítulos e setenta e cinco artigos.
1864 – Cisão na Confederação Maçónica Portuguesa liderada por Lobo de Ávila, por demasiada politização da mesma.
1904 — Conferência Mundial do R.E.A.A., em Edimburgo.
1922 – Publicado em Lisboa o primeiro de 10 números da coleção A Novela Vermelha, novelas do ideário anarquista da secção editorial do periódico A Batalha, onde colaboraram Aquilino Ribeiro, Nogueira de Brito, Mário Domingues, Augusto Machado, Julião Quintinha, etc..
1926 — A Loja Montanha, antevendo o avanço da reação proclamou ao povo num manifesto a defesa da república.
1934 — Conferência Mundial do R.E.A.A., em Paris.
1961 – O P.C.P. preparou a fuga de Álvaro Cunhal para o exílio, na eminência de ser preso, atravessou Espanha, direto a Paris, donde viajou de combóio para a Suíça, Genebra ou Zurique, daqui de avião para Praga e finalmente de avião para Moscovo, seu destino final.
1981 — Anunciada a lista por antiguidade dos Supremos Conselhos do R.E.A.A. no mundo, o Sup. Cons. dos Grandes Inspetores Gerais do 33° e Último Grau do R.E.A.A. para Portugal e sua Jurisdição era o 12.° mais antigo, a seguir por ordem a: E.U.A, França, Itália, Espanha, Bélgica, Venezuela, Irlanda, Brasil, Peru, Colômbia e Haiti.
2001 — Reuniu em Madrid, a Conferência Mundial das Grandes Lojas, com a presença de cerca de 500 dirigentes e 80 obediências, entre as quais a G.L. Regular de Portugal, cujo G.M. era José Anes (21/6/1944), que defendeu utopicamente, para Portugal, uma solução como a encontrada em Espanha, a incorporação do G.O.L. na G.L.R.P.. Neste evento foi anunciada a dissolução do G.O. de Espanha, por se ter agrupado à G.L. de Espanha, este sob o malhete de Tomás Sarobe, que anunciou a sua G.L. tinha 3.000 maçons espanhóis.
Daniel Madeira de Castro, M.'.M.'.

Sem comentários:

Enviar um comentário