Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

10 de maio de 2018

A Minha Iniciação


Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá- Charles Chaplin
A minha iniciação integrou muitas sensações, emoções e dúvidas. Fui confrontado com um conjunto de símbolos, de cenários e de situações que me estimularam a curiosidade, contribuindo para aprofundar o desejo de saber “tudo” acerca da maçonaria e dos seus mistérios.
No princípio na (editado pela Comissão Editorial do Blogue), na caverna, experienciei um tempo de tensão crescente e senti o meu coração a palpitar energicamente, enquanto que, no meu cérebro, múltiplas sinapses se sucediam a uma velocidade estonteante. Tive algumas dúvidas no preenchimento do questionário e, sobretudo, muitas interrogações acerca do que haveria de escrever (editado pela Comissão Editorial do Blogue).
Estava perante uma situação inédita e, talvez por isso, senti-me momentaneamente apático, sendo que reagi de imediato para me concentrar no que iria acontecer a seguir. A tensão teve novo pico quando fui levado para um local onde ouvi, pela primeira vez, uma voz humana que me colocou algumas questões inquietantes. Nesse momento, procurei adotar, tanto quanto me foi possível, uma atitude forte, decidida e coerente.
De facto, respondi com convicção às questões que me foram colocadas, apesar da agressividade (seguramente intencional) que me chegava através da tal voz. Curiosamente, seguiu-se um dos momentos mais tranquilos que tive neste processo iniciático. De seguida, regressou novamente um turbilhão de sensações fortes resultante das sucessivas viagens, dos sons, dos obstáculos e, enfim, de toda esta acção a que fui sujeito e que me remeteu para uma estranha combinação entre um estado emocional de forte intensidade e uma dinâmica racional de especial lucidez.
A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar-
Fernando Pessoa

O momento sublime desta experiência iniciática revelou-se quando me destaparam os olhos, dando por mim refletido num espelho.
Nesse momento, invadiu-me uma sensação estranha, de medo, de receio acerca de mim próprio, talvez por ter estado com os olhos vendados durante todo este processo. Ao meu lado estavam pessoas, com espadas apontadas mas, também, com sorrisos tranquilizadores que sugeriam uma atmosfera ambivalente e agridoce. Eis uma imagem que retenho na memória com muita intensidade.
Depois, talvez devido ao facto de terem tirado a venda e de conseguir, finalmente, ver o que se passava à minha volta, fiquei mais tranquilo, seguindo viagem confiante, sendo que, apos estas tempestades emocionais por que passei, senti uma força renovada para continuar em frente.
Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito-William Shakespeare

António Damásio, Apr.'.

Sem comentários:

Enviar um comentário