Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

2 de dezembro de 2017

Efemérides-Dezembro


Transcrito, com a devida vénia e respectiva autorização, do LIVRO DAS EFEMÉRIDES – HISTÓRICAS, POLÍTICAS, MAÇÓNICAS E SOCIAIS - 2016
Daniel Madeira de Castro Página 561


DEZEMBRO

1383 – Surge em Lisboa uma confederação das corporações de mestres, de representação consultiva junto da municipalidade da capital, A Casa dos Vinte e Quatro, constituída por dois representantes de cada um dos doze ofícios oficialmente representados, e que foi extinta com a consolidação política do liberalismo socio-económico em 1834. Este organismo preservou a integridade da idiossincrasia operativa dos mestres agregados, tal como a sua hierarquia administrativa se apresentava paralelamente analógica à tecnologia da escala iniciática da estrutura maçónica especulativa portuguesa a Casa Real dos Pedreiros Livres da Lusitânia (março de 1733), à qual pertenceram alguns maçons operativos, como o arquiteto húngaro Carlos Mardel (8/9/1763), responsável pela reedificarão da baixa pombalina após o terramoto destrutivo de 1755.
1663 – Em Wakefield praticava-se um ritual maçónico de sete graus que foi escrito e revisto por Robert Padgett, maçon, aprovados neste mês numa assembleia, passando a ser conhecido por Constituições de Roberts. Entre os maçons locais praticava a seguinte oração "Santíssimo e Glorioso El Shaddai, Grande Arquiteto do Céu e da Terra, doador de todos os dons e de todas as graças, que prometeste que, quando dois ou três estiverem reunidos em Teu Nome nós reunimo-nos, suplicando-Te humildemente que nos abençoes em todas as nossas empresas, que nos dês o Teu Espírito Santo a fim de iluminar os Espíritos de Sabedoria e de Inteligência do nosso venerável e digno mestre, a fim de que possamos conhecer-Te e servir-Te como convém e de que todas as nossas ações possam tender para a Tua Glória e Salvação das nossas ações", depois a Loja era aberta em nome de Salomão.
1733 – Ata da Loja Olds King Arm's, n° 238 de Londres, lê-se que o painel de Loja deve ser desenhado sobre tela.
1750 – Louis de Noailles, duque de Ayen, maçon, capitão da Guarda Escocesa, marechal de França, recebeu a carta patente n° 22 para a criação da Loja Amenidade, loja militar, no Regimento Noailles-Dragons.
1770 – O gov. do Funchal enviou para Lisboa, o prisioneiro François d'Allincourt, por ser maçon.
1777 – O alfabeto maçónico franco-alemão era utilizado na correspondência duma amante de José Anastácio da Cunha (11/5/1744), que provavelmente lho transmitiu.
1789 – Verificou-se um poder crescente dos jacobinos (Maximilien Robespierre), dos cordeliers (Georges Danton) e de outros clubes de Paris.
1796 – A Inglaterra conquistou o Sri Lanka aos holandeses.
1820 – Nas eleições para as Cortes Constituintes, de 116 deputados, 50 eram maçons.
1877 – Thomas Edison (11/2/1847) conseguiu a primeira gravação sonora reproduzida num fonógrafo.
1897 – Luz de Almeida (25/3/1867), maçon, fundou em Portugal a Carbonária, que em 5 de Outubro tinha cerca de 40.000 membros.
1904 — Motim dos estudantes do Seminário de Bragança, revoltados com o rigor disciplinar, organizaram protestos, foram expulsos diversos seminaristas. Conforme sublinhou Luís Reis Torgal, o ensino eclesiástico era fundamental "não só para a formação do clero, mas também para a formação de um sector de elite que não poderia ter estudado sem o apoio material da igreja". A realidade é que os seminários, como o de Bragança, que funcionava desde 13/1/1766, eram geralmente frequentados por estudantes que "acorriam aos seminários sem vocação e apenas por imperativos familiares e materiais".
1910 – Fundada a revista Águia dirigida por Teixeira de Pascoaes, onde Fernando Pessoa viria a participar ativamente e que se publicou no Porto de Dezembro de 1910 a 1932.
1923 — Primeiro número do semanário Homens Livres, Livres da Finança & dos Partidos, só saíram dois números, tinha como redator principal António Sérgio, contando com a colaboração de Afonso Lopes Vieira e juntou colaboradores de diferentes campos políticos e foi editado por Reinaldo Santos.
1942 — Fundado o Núcleo de Doutrinação e Ação Socialista, agrupando estudantes universitários como Vitorino e José de Magalhães Godinho, Moura Dinis, Afonso Costa (filho), Gustavo Soromenho, Mário de Castro, António Macedo, Paulo Quintela, Teixeira Ribeiro, Mário Cal Brandão, Olívio França, Artur Santos Silva, Teixeira Ribeiro, muitos deles maçons.
1943 — Fundação do M.U.N.A.F. - Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista, organização clandestina que representou o primeiro grande movimento unitário antifascista dos anos 40 e que congregou diferentes filiações partidárias (socialistas, republicanos, comunistas, católicos, liberais, monárquicos e seareiros) e independentes. O gen. Norton de Matos presidiu ao Conselho Nacional e ficou a fazer parte da Comissão Política, juntamente com Barbosa de Magalhães e Bento de Jesus Caraça. Estabeleceu-se uma Comissão Executiva que contou, entre os seus membros: Fernando Piteira Santos, José Magalhães Godinho, Jacinto Simões, Alberto Rocha, Manuel Duarte e Moreira de Campos, muitos deles maçons e publicaram a revista Resurgimento.
1944 — Criação em Lisboa da União Socialista, resultado da fusão do Núcleo de Doutrinação e Ação Socialista com a União Democrática, virá a ter uma organização à escala nacional e núcleos nos principais sectores socioprofissionais, e editará um órgão mensal clandestino intitulado A Terra. A sua ação nos anos 50 incidiu na doutrinação e estudos (projetos de reforma do ensino e da constituição política, análise de problemas económicos e sectoriais). Esta organização, a que estiveram associados Mário de Azevedo Gomes e Henrique de Barros, sobreviveu até 1964, data em que os seus elementos aderiram à A.S.P. - Ação Socialista Portuguesa.
1945 — O camponês egípcio Muhamad Ali as-Salmman, encontrou um pote vermelho de cerâmica, contendo treze livros de papiro encadernados em couro, no total descobriram cinquenta e dois textos naquele sítio, dececionados, levaram para casa, e sua mãe chegou a usar alguns papiros para acender o fogo. Na primeira análise, a primeira linha traduzida do copta foi: "Essas são as palavras secretas que Jesus, O Vivo, proferiu, e que seu gémeo, Judas Tomé, anotou". Em 1952, O museu Copta do Cairo, recebeu para sua guarda os manuscritos, faltavam algumas páginas e um códice fora vendido pela família de Mohammed para o Inst. Jung, Zurique, esses códices passaram a ser chamados de Bíblioteca de Nag Hammadi, localidade onde foram encontrados os manuscritos, e depois Evangelhos Gnósticos ou Evangelhos Apócrifos.
1953 — Nos E.U.A. foram realizadas as primeiras experiências de televisão a cores.
1958 — A G.L. de França propôs ao G.O. de França e à G.L. Nacional Francesa, a união das três obediências francesas num quadro confederativo sob a égide dum Grande Conselho Nacional.
1960 – Importante reunião do Comité Central do P.C.P. onde foi presente em nome da Comissão Política o documento A Tendência Anarco-lIberal do Trabalho de Direcção, e outro documento lido por Vilarigues Tarefas da Organização. Informe da Comissão Política, este da autoria de Cunhal, que veio na sequência do Ensinamentos de uma Série de Traições, uma leitua dos desvios de direita protagonizados na direção de Fogaça.
Daniel Madeira de Castro, M.'.M.'.

Sem comentários:

Enviar um comentário