Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

25 de outubro de 2022

SOBRE O MEU NOME SIMBÓLICO

 

SOBRE O MEU NOME SIMBÓLICO

Um dos poucos segredos da Maçon⸫ ...(Editado pela Comissão Editorial do Blogue)... foi a necessidade de escolha de outra identidade, no entanto não a tinha aprofundado e, consequentemente, não estava decidida quando fui confrontado.

Ponderei algumas personalidades, com maior ou menor relevo na história e com as quais me identificava, quer pelos seus feitos ou pelos seus actos, mas acabei por antepor ...(Editado pela Comissão Editorial do Blogue)...

Nasceu algures na década de 1880, na aldeia de Lajeosa do Dão, concelho de Tondela, distrito de Viseu, foi marceneiro, merceeiro e curandeiro, actividade esta com que granjeou notoriedade e popularidade nas redondezas. Faleceu em 1955 ou 1956 e,...(Editado pela Comissão Editorial do Blogue)..., não tive a felicidade de ser seu contemporâneo (nasci em 1977).

Consta que era um homem sempre bem-apresentado, muito respeitado e reputado, características que lhe conferiam o estatuto de referência entre os seus conterrâneos.

Não obstante a dignidade de qualquer uma das suas profissões e o papel comunitário que desempenhou, a razão principal da minha escolha resultou no facto de ter sido, provavelmente, Maç⸫

Esta conjectura é baseada nas informações convictas e veiculadas, ao longo dos anos, pela... (Editado pela Comissão Editorial do Blogue)..., tios e outros familiares, se bem que uma pesquisa, entretanto efectivada com a preciosa ajuda do Ir⸫ José Martí, aos arquivos da nossa Ord⸫, não a tenha confirmado, por não existirem registos históricos tão longínquos.

Ainda que o conhecimento da vida do (Editado pela Comissão Editorial do Blogue) seja, manifestamente, escasso, é, para mim, mais do que suficiente e até inspirador para tomá-lo como exemplo a seguir.

Vou continuar a acreditar, orgulhosamente, que  sou (Editado pela Comissão Editorial do Blogue) de um Ir⸫, que descansa no Or⸫ Eterno, e tenho a responsabilidade acrescida de dar continuidade à sua obra, trabalhando a minha pedra bruta, defendendo e propagando os valores da família, da amizade fraterna, da liberdade, da pátria e dos bons costumes.

Abranches Cardoso, Apr⸫

Resp⸫ L⸫ Salvador Allende

1 comentário:

  1. Belíssima reflexão irmão !...no meu Rito ( REAA) não há essa prática, a qual, o irmão apresenta ainda mais boas razões para tê-la...
    grato e parabéns



    ResponderEliminar