Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

1 de março de 2019

COMEMORAÇÕES DO 45º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL


COMEMORAÇÕES DO 45º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

CICLO DE CONFERÊNCIAS
25 de Abril, Identidade, Memória e Novas Lutas pelo Futuro

Lisboa, 26 de Fevereiro de 2019 - Nos 45 anos do 25 de Abril e no final dos primeiros 20 anos do século XXI, a Associação 25 de Abril abre um espaço de reflexão sobre o passado, presente e futuro de Portugal com um ciclo de três iniciativas, a realizar nos meses de Março, Abril e Maio. Este ciclo insere-se num conjunto alargado de outras actividades evocativas da Revolução dos Cravos, que a seu tempo divulgaremos.
Neste âmbito, a Fundação Calouste Gulbenkian acolhe, a 8 de Março, a conferência 25 de Abril, factor de identidade portuguesa.
Decorridos 45 anos sobre o derrube de uma ditadura de quase meio século – com todas as condições e consequências daí decorrentes – de que identidade nacional podemos falar hoje, num tempo em que regressam, um pouco por todo o mundo, afirmações nacionalistas e identitárias? O 25 de Abril tornou-se um elemento fundamental da actual identidade portuguesa? Em que medida essa ruptura de valores de há 45 anos nos singulariza hoje em dia, nos favorece ou desfavorece, no concerto das nações de um mundo em profunda alteração de equilíbrios geoestratégicos?
Para debater estas questões, contamos com um notável painel de oradores: Fernando Rosas, Francisco Seixas da Costa, Ildefonso Severino Garcia, João Bosco da Mota Amaral, José Manuel Sobral, José Pacheco Pereira, Luísa Moura e Silva, Maria Manuela Cruzeiro e Miguel Real. Moderam as sessões Ana Lourenço e Maria Flor Pedroso.
Contaremos também com a presença do Sr. Primeiro-ministro, António Costa.
 A segunda sessão deste ciclo de conferências decorrerá na sede da Associação 25 de Abril, a 3 de Abril. Terá como título Memória(s) de Abril e contará com a participação de José Jorge Letria, Manuela Cruzeiro e Vasco Lourenço, com a moderação de Francisco da Sena Santos.
 Finalmente, a 6 de Maio, decorrerá, de novo na Fundação Calouste Gulbenkian, a conferência Europa, as novas lutas pelo futuro. Mais informações sobre esta conferência serão divulgadas em breve.
Entrada livre.



08 de Março 2019 - O 25 de Abril, factor de Identidade Nacional
Fundação Calouste Gulbenkian
Sinopse
É hoje consensual que o 25 de Abril de 1974, como acto único na História Universal, contribuiu decisivamente para a afirmação de Portugal no conceito das Nações.
Hoje, passados 45 anos, procuramos debater se o 25 de Abril se mantém como factor de consciencialização e valorização do ser Português.
Seja no território nacional, seja no estrangeiro, nas inúmeras comunidades portuguesas que formam a nossa Diáspora, os Portugueses continuam afirmando a sua identidade e nacionalidade, a ver o 25 de Abril como factor diferenciador dos outros povos, de afirmação dos valores democráticos e de respeito pelos valores humanos?
Isto é, como facto de valorização dos Portugueses no mundo?

PROGRAMA
09H00 – 09H15 – Recepção dos Convidados
09H15 – Sessão de Abertura com a presença de S. Exa. o Primeiro-Ministro
09H45 – Início das intervenções dos oradores (20 minutos cada):
João Bosco da Mota Amaral
José Pacheco Pereira
Miguel Real
Luísa Moura e Silva/Ildefonso Severino Garcia (Brasil)
Moderadora: Maria Flor Pedroso
11H15 – Intervalo para café (15 minutos)
11H30 – Início do debate
13H00 – Interrupção para o almoço
14H40 – Reinício das intervenções dos Oradores (20 minutos cada):
Fernando Rosas
José Manuel Sobral
Francisco Seixas da Costa
Maria Manuela Cruzeiro
Moderadora: Ana Lourenço
16H00 – Intervalo para café (15 minutos)
16H15 – Início do debate
17H00 – Sessão de Encerramento

Sem comentários:

Enviar um comentário