Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

21 de fevereiro de 2020

A escolha do meu nome Simbólico


“A escolha do meu nome Simbólico"
Para uma melhor compreensão do meu nome simbólico, faço o enquadramento do nome José David através do poema “Meus Heróis”, do António Arnaut.

Meus Heróis
Prezo os símbolos, o rasto e os sinais
da minha nostalgia portuguesa.
Mas os meus heróis verdadeiros não vêm na história;
não têm monumentos nas praças domingueiras
nem dias feriados a lembrar-lhes o nome.
São heróis dos dias úteis da semana:
levantam-se antes do sol e recolhem apenas
quando a noite se fecha nos seus olhos.
Lavram a terra, o mar, e são jograis
colhendo a virgindade pudica da vida.
Sobem aos andaimes, descem às minas
e comem entre dois apitos convulsivos
um caldo de lágrimas antigas.
São os construtores do meu país, à espera!
Mouros no trabalho e cristãos na esperança;
famintos do futuro, como se a madrugada
fosse seara imensa apetecida
onde o sol desponta nas espigas
sobre o casto silêncio da montanha
António Arnaut



José David – O meu nome simbólico
Um homem igual a tantos outros homens do seu tempo.
Uma cultura ligada a terra, aos ciclos da natureza,
Do nascer ao por do sol,
que o enraizou e que o formou.
Que o levou a Lisboa, que o fez regressar à sua paixão.
Trilhos caminhos com bestas, das beiras para o Alentejo.
Elevou marcos nos pontos mais altos.
Percorreu léguas de campo de cultivo.
Foi exemplo e respeitado pelos amigos.
Amigo dos seus amigos.
Um ponto de chegada em muitas viagens.
Passou-me os valores
Uma lembrança permanente
Uma figura imponente e singular.
Conhecido também por José David
Também conhecido por Zé Garoula,
O Meu avô.

"As Minhas impressões sobre a Iniciação"
....Editado pela Comissão Editorial do Blogue...Acompanho as palavras. Procuro o seu significado.
Procuro nas frases o sentido para o todo o ritual e se chegou ao fim.
Continuo o processar todos os momentos, e ao mesmo tempo que respondo sobre a existência de inimigos entre os presentes, fico de frente ao espelho com a minha imagem. Quem sou eu e quem são os meus inimigos.
Esta será certamente o momento mais marcante na minha iniciação.

José David, Apr.'.





Sem comentários:

Enviar um comentário