Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

18 de fevereiro de 2018

Sugestão de Leitura


Todo o sofrimento do mundo está aí, em ti próprio, pois tu és, ao mesmo tempo, tirano, escravo, santo, diabo, mulher, homem, ladrão, roubado, vítima e agressor, ou seja, és aquele que detém o poder de tudo mudar obedecendo sem flacidez...

      Um maçom multitalentoso, Alain Subrebost retorna às edições de Detrad na colecção Esprit Libre com La Morale du Termite, publicada em Abril de 2015. Com o subtítulo Pequeno Tratado do Despertar Espiritual e Social para o Uso de Hereges, este livro pode parecer perturbador para aqueles que gostam de viver em suave conformismo sem fazer muitas ou nenhumas perguntas.
     Citando Diderot em epígrafe, A natureza não tem servos nem mestres, não quero dar ou receber leis, Alain Subrebost não se define como um anarquista sem deus nem mestre, mas como um mero ser humano entregue aos seus próprios deuses e mestres, convidando-nos para novas aventuras no caminho da nossa liberdade interior. E isso longe dos trilhos esgotados e muito refutados do homo consommatus industrial-rezo-dependente.
     Desmontando as pesadas cordas que justificam os piores sistemas da privação da liberdade individual, num estilo simples e longe da carga ideológica que ele denuncia como amanhã de amanhã, Alain Subrebost faz da moralidade do trabalho das térmitas uma obra de segurança pública e individual.

p.s.traduzido de Lettres Maçonniques pela Comissão Editorial deste Blogue. Qualquer erro não poderá ser imputado aos Autores mas à referida Comissão.

Sem comentários:

Enviar um comentário