Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

2 de fevereiro de 2018

Efemérides-Fevereiro


Transcrito, com a devida vénia e respectiva autorização, do LIVRO DAS EFEMÉRIDES –HISTÓRICAS, POLÍTICAS, MAÇÓNICAS E SOCIAIS - 2016
Daniel Madeira de Castro Página 65


FEVEREIRO

682 – O rei visigodo de Erwig de Espanha para forçar os judeus à conversão ao cristianismo proibiu a prática de ritos judeus e apelou para “a completa eliminação da praga dos judeus”.
1711 — Manuscrito do Trinity College, de Dublin do texto Franco-Maçonaria, encontrado no espólio de sir Thomas Molineux e publicado em 1924, tem afinidades com o manuscrito de Sloane 3329 (16/10/1646), escocês, havendo quem reivindique a sua origem irlandesa. É composto de duas partes: um catecismo com perguntas e respostas, sinais e segredos de reconhecimento e a existência de três graus.
1717 — Quatro Lojas de Londres: Goose-and-Gridiron, Queen's Head, Apple Tree e Rummer-and-Grapes, reuniram na Apple's Tavern e decidiram a constituição da G.L. ProTempore, ou G.L. de Londres (24/6/1717).
1743 — Extinguiu-se em Lisboa a Loja Francesa, instalada em finais de 1741, de que fizeram parte entre outros: o V.M. Jean Coustos, Jean Thomas Bruslé, Alexandre Jacques Mouton, Joseph Billard e Manuel de Sousa, senhor do Calhariz de Lisboa.
1767 — Formada em França, a Loja (militar) Paix et Union, no regimento Lyonnais-Infanterie, por oficiais subalternos.
1823 — Eclodiu em Trás-os-Montes o primeiro movimento contra a revolução liberal, acompanhado de injúrias contra a maçonaria, a qual suscitou pronta e enérgica reação dos liberais e dos maçons, tendo sido subjugada, e tendo o seu chefe, o conde de Amarante, fugido em abril para Espanha.
1910 — Publicado em Coimbra, o jornal anarquista O Clarão, que teve como assinante Bernardino Machado.
1935 — Francisco Largo Caballero, preso em Madrid, líder do P.S.O.E, revolucionário bolchevique espanhol, defendeu a república Ibérica.
1937 – Trotsky acusou Estaline de forjar os julgamentos para reforçar o poder pois não tinha qualquer relação com os acusados. Foram executados em Moscovo treze homens acusados de conspirarem com Trotsky para derrubarem Estaline.
1962 — Inspirado na British Commonwealth, Marcelo Caetano, propôs a Salazar e a Adriano Moreira, então ministro do ultramar, a criação dos Estados Portugueses Unidos, ideia que Salazar colocou no baú dos delírios.
1992 — Desenvolveu-se em Itália a operação mãos limpas, pelo magistrado Di Pietro, que acabou assassinado. Esta ação atingiu capitalistas e políticos, como p.e. Giulio Andreotti (democrata-cristão) e Bettino Craxi (socialista).
 Daniel Madeira de Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário