Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

24 de agosto de 2017

"Comemorações dos 150 Anos de Camilo Pessanha"



PROGRAMA

COIMBRA, 7 de Setembro de 2017

11h00 – JARDIM SANTA CRUZ (Sereia) - junto ao busto de Camilo Pessanha. Encontro, deposição de flores, distribuição do jornal “Viva Pessanha!” e declamação de poesia. Palavras a propósito pelas entidades envolvidas,  discursos do GAAC, Editorial Moura Pinto e CMC.
12h00 às 18h00 – junto ao Parque de Santa Cruz/Praça da República, uma instalação sonora irá reproduzindo POEMAS DE PESSANHA previamente gravados com colaboração da RUC e do CITAC. Distribuição de poemas de Pessanha em Flyers nos locais emblemáticos da cidade (Baixa, Praça da República, Universidade, bibliotecas e escolas). Coordenação de GILMAC.
15h00 às 18h00 – POESIA DECLAMADA de Camilo Pessanha nos pontos centrais da cidade por “diseurs”/actores, efetuada em vários idiomas.
15h00 às 18h00 – Casa da Escrita. “ORÁCULO”, performance intimista de GILMAC, inspirada no Tarot mas com um baralho da vida de Camilo Pessanha e Fernando Pessoa.
18h00 – Casa da Escrita. CONFERÊNCIA “Camilo Pessanha em Macau!”, proferida pelo Doutor Daniel Pires.
19h30 – JANTAR (à Sé Velha).
21h30 – Café Santa Cruz. Inauguração da exposição “Imagens que passais pela retina!”, pintura de Ivone Tavares.
22h00 – Café Santa Cruz. Tertúlia poética a Pessanha!
23h00 – Bolo de aniversário com 150 velas e brinde com vinho espumante “CLEPSYDRA”.

As actividades serão objecto de reportagem vídeo-fotográfica para memória futura, com captura e edição da Lazy Eye.

NOTA: Em virtude das parcerias efetuadas com várias entidades (CMC, CITAC, RUC, EMP), o programa tornou-se bastante extenso, pelo que o GAAC entendeu alargar as comemorações ao longo do 4º trimestre de 2017. Deste modo, a realização da peça de teatro “Clepsydra”, de um programa de rádio na RUC, de novas conferências, de uma nova exposição, da edição de um CD com poemas e reportagem das comemorações, obrigarão ao agendamento das novas iniciativas para 7 de Outubro e 7 de Novembro (datas sugestivas e meramente simbólicas). Salvaguardando de princípio que o agendamento final será harmonizado entre o GAAC e a CMC como entidades coorganizadoras das “Comemorações dos 150 anos de Camilo Pessanha em Coimbra”. O cartaz será apresentado e divulgado brevemente.
Sem mais de momento, com os nossos melhores cumprimentos,


Sem comentários:

Enviar um comentário