Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

20 de setembro de 2011

Salvador Allende Gossens

(Valparaíso, 26 de junho de 1908 | Santiago do Chile, 11 de setembro de 1973) Médico e político chileno. Fundador do Partido Socialista, governou seu país de 1970 a 1973, quando foi derrubado por um golpe de estado liderado pelo chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet.

Allende foi o primeiro presidente de república e o primeiro chefe de estado socialista eleito democraticamente na América Latina. Os seus pilares ideológicos eram o socialismo, o marxismo e os valores da maçonaria. A partir destas convicções, foi muito respeitoso com todas as ideias políticas democráticas e com todas as confissões religiosas. Allende foi um revolucionário, acreditava na via eleitoral democrática representativa e considerava ser possível instaurar o socialismo democrático no seu país.