Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

20 de setembro de 2011

Relatório militar fortalece tese de assassinato

Salvador Allende pode ter sido assassinado durante o golpe de Estado de 1973, admitiram especialistas chilenos em entrevista a um canal televisivo do Chile, pondo assim em causa a tese de suicídio, noticia a AP. 

A hipótese foi levantada durante um programa transmitido segunda-feira pelo canal TVN, onde foi divulgada uma cópia de um relatório militar sobre a morte de Allende.

Após analisar o relatório, dois peritos forenses manifestaram-se inclinados para a hipótese do antigo presidente chileno ter sido assassinado.

A TVN informou que o documento foi descoberto na casa de um oficial de justiça, que fora destruída no terramoto de 2010.

O cadáver do antigo presidente foi exumado na semana passada, no âmbito de um inquérito judiciário que pretende determinar se foi assassinado ou se suicidou no dia do golpe de Estado, 11 de setembro de 1973.

A arma e as balas que provocaram a morte nunca foram encontradas, a viúva de Allende e as filhas não puderam ver o cadáver. Uma autópsia realizada no hospital militar de Santiago concluíra que Allende se suicidara.
Publicado em 31 de Maio de 2011 | Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário