O Homem, o Maçom e a Maçonaria
Autor: Hércule Spoladore
Com a devida vénia e autorização do Blog «Comp&Esq» («Compasso e Esquadro»), com quem temos uma parceria activa e fraterna, tomamos a liberdade de publicar este interessante trabalho, para apreciação dos IIrs da NRL:. e dos nossos leitores
O Homem é um ser complexo, estranho e imperfeito. Às vezes se julga senhor do mundo e às vezes em depressão, ou quando algo na sua vida não está bem se sente muito pequeno inútil e destruído. Nos seus momentos de fantasia, aspira ser Deus, sendo que jamais poderá vir a sê-lo.
Quer ser imortal, pois não admite a morte, mas nunca se lembra que se perpetua através dos seus genes nos seus descendentes.
É um ser gregário, aliás, condição vital para sobreviver. Desde os tempos das cavernas ele aprendeu a viver em grupo. É curioso. Pergunta muito, muito embora não tenha respostas para causas maiores da sua existência. Isto traz-lhe um conflito existencial muito grande. Quer conhecer a todo custo o que se passou com as civilizações anteriores e quer entrar em contacto com seres inteligentes do Universo.