Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

3 de setembro de 2019

Emídio Guerreiro-120 Anos


Vai realizar-se na próxima sexta-feira, dia 6 de Setembro, pelas 21H30, na sede da Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense, em Guimarães, a inauguração de uma exposição alusiva aos 120 anos do nascimento de Emídio Guerreiro, titulada “EMÍDIO GUERREIRO - 120 anos do nascimento - Vimaranense, cidadão universal”. Na mesma altura far-se-á a apresentação de uma edição alusiva à sua vida de combatente pela liberdade.   
Emídio Guerreiro, que nasceu a 6 de Setembro de 1899, em Guimarães, foi um dos mais importantes combatentes da liberdade do século XX, tendo participado nas primeira revoltas contra a ditadura do 28 de maio, na Guerra Civil Espanhola, contra o fascismo franquista, na resistência francesa à ocupação nazi e na luta contra o Estado Novo salazarista, tendo ainda participado nas lutas da implantação da democracia pós-25 de Abril de 1974.           
Estarão presentes na inauguração da exposição e no lançamento da edição, muitas das instituições de Guimarães com quem Emídio Guerreiro teve ligações mais ou menos fortes, entre elas a Sociedade Martins Sarmento, a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, o Círculo de Arte e Recreio, a Associação Convívio, o Cineclube de Guimarães e, claro, a Câmara Municipal de Guimarães.   
Muito nos honraria a sua presença nesta sessão, bem assim como a sua colaboração na divulgação deste efeméride.

A Presidenta da Direcção da ASMAV,
Eva Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário