Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

9 de janeiro de 2019

Exoterismo, Esoterismo e o conceito do Cosmo numa visão para a Franco-Maçonaria


Foi-me proposto (Editado pela Comissão Editorial do Blogue) que aceitasse falar sobre o tema exo/esoterismo e Franco-Maçonaria, tendo sido reiterado o amável convite que de imediato aceitei, embora reconhecendo a dificuldade de vos trazer algo de palpável e que possa contribuir de forma a que cada um tire as ilações necessárias para a sua evolução.
Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece!
Os seguintes termos para todos nós são semanticamente perceptíveis, a sua aplicação prática, nem tanto. Assim definindo:
e·xo·té·ri·co |zò|
(grego eksoterikós, -ê, -ón, exterior, feito para o exterior, público)
adjectivo
1. Destinado a ser vulgarizado (falando principalmente das doutrinas dos antigos filósofos).
2. [Figurado] De que não se faz mistério. = COMUM, TRIVIAL, VULGAR ≠ ESOTÉRICO
e·so·té·ri·co
(grego esôterikós, -ê, -ón, que pertence ao interior, esotérico)
adjectivo
1. Relativo ao esoterismo.
2. Pouco compreensível pelo comum dos mortais. = HERMÉTICO, OBSCURO ≠ EXOTÉRICO
Vou ainda dar-vos duas importantes definições para o caminho que escolhi para vos trazer hoje para reflexão.
mis·ti·cis·mo
substantivo masculino
1. Crença na possível comunicação entre o homem e a divindade.
2. Vida contemplativa.
3. Devoção exagerada.
4. Tendência para acreditar no sobrenatural.
o·cul·tis·mo
(oculto + -ismo)
substantivo masculino
Doutrina que pretende conhecer e utilizar os segredos da natureza e dos poderes sobrenaturais.
Quanto a esta última definição, acho que tudo é natural desde que tenhamos outras chaves de descodificação, não limitados unicamente às chaves da física, da física quântica e da química, que ao longo dos últimos séculos temos usado para explicarmos os fenómenos que apenas constatamos com os nossos 5 sentidos.
Tudo o que vou deste momento em diante dizer-vos pode ser um enorme um conto de fadas, porém interroguem os vossos corações, ou aquilo que está vulgarizado de o 6º sentido e ele vos guiará à resposta certa, que cada um de nós necessita para o momento evolutivo que vivenciamos.
“Os místicos reconhecem sete estados distintos da ascensão da alma para O Grande Sem Nome, estes estados evolutivos foram emblematicamente chamados de – O Castelo do Homem Interno”.

Citando:
“ A UNIÂO de Deus com a alma é o princípio de toda a Vida Mística. Mas esta união, cuja plenitude e final consumação não pode ser experimentada senão depois de ter o homem passado pela morte e entrado num modo mais ou menos perfeito, e a literatura de todo o Misticismo não tem outro fim que patentearnos, por uma plena e profunda análise dos diferentes estados de evolução do espírito humano, os diversos e sucessivos graus desta Divina União”. “Lembra-te disto: purifica teu coração antes de ler a lâmpada de cada homem; toma cuidado, pois se não fores semelhante ao cristal, verás o próximo através dos véus das tuas maldades”
(Editado pela Comissão Editorial do Blogue) nós somos espíritos que viemos à manifestação e para isso tivemos que ir vestindo várias roupagens mais densas, sendo que o último fato e o mais denso é o
nosso corpo visível e palpável por todos. Nos corpos menos densos, que só alguns podem ver, os clarividentes e quem a isso se treinar, são um conjunto de 3 corpos subtis que constituem aquilo que chamamos de alma. Para abreviar, vou dar-vos uma visão do universo que no fundo é a base primeira
para a Maçonaria e nos foi legada pelos ensinamentos RosaCruz de Max Heindell.
O nosso Universo está dividido em sete mundos, a saber por ordem decrescente
7- Mundo de Deus
6- Mundo dos Espíritos Virginais
5- Mundo do Espírito Divino
4- Mundo do Espírito de Vida
3- Mundo do Pensamento
2- Mundo do Desejo
1- Mundo Físico
Irei apenas falar nos 2 últimos pois são os que mais nos interessam e onde está o ser humano, este é um ser complexo e compõe-se de:
1. Corpo Denso
2. Corpo Vital, condutor da “vitalidade” que faz possível a ação
3. Corpo de desejos, de onde vêm os desejos que compelem à ação
4. Mente, que controla os impulsos, dando um propósito à ação
5. Ego, (não o ego da psicologia, aqui é o que correntemente chamamos de espírito) que age e acumula experiência resultante da ação
No Mundo Físico, a matéria está sujeita à gravidade, contração e dilatação; nele a distância e o tempo são factores predominantes.
No Mundo do Desejo não há calor nem frio e quase não existe distância nem tempo. As formas levitam e gravitam. As duas Regiões do Mundo Físico são a Região Química e a Região Etérica. A primeira compõe-se dos sólidos, líquidos e gases. A última compõe-se do a) Éter Químico,
b) Éter de Vida, c) Éter de Luz e d) Éter Refletor.
Os Éteres têm duas polaridades positiva ou negativa O polo positivo do a) Éter Químico manifesta-se na assimilação. O polo negativo manifesta-se na excreção. As forças que operam no polo positivo do b) Éter de Vida capacitam a fêmea a gerar um novo ser. As forças que operam no polo negativo dão ao macho a capacidade de produzir o sémen fecundador. As forças que operam no polo positivo do c) Éter de Luz geram calor do sangue do ser humano e dos animais superiores. Fazem também, circular o sangue dos animais de sangue frio e a seiva nas plantas. As forças do polo negativo operam através dos sentidos da vista, tato, audição, paladar e olfato. Este Éter é responsável por depositar os pigmentos que impressionados pela luz dão as cores em todos os reinos da natureza. d) o Éter Refletor é assim chamado porque as recordações ou imagens nele encontradas são apenas reflexos da verdadeira memória da natureza, que se encontra num reino muito mais elevado. Atrás falei-vos dos sensitivos, clarividentes, médiuns e os que têm o 6º sentido mais apurado podem "ler, pressentir, ouvir, ou de qualquer formar aparentemente inexplicável saber", embora aqui as mensagens possam ser confusas porque pairam múltiplas influências do corpo de desejos dos seres ainda com veículo para a manifestação terrena e dos que já não têm o corpo físico. Acima desta faixa de maior confusão quem conseguir lá chegar, terá digamos que mais qualidade na informação disponível, no oriente falam dos registos Akáshicos. Plano onde todas as experiências de toda a nossa existência enquanto mónadas no universo, fica impressa.
Quando vimos à manifestação, porque assim o pedimos, vimos sob o véu da ignorância,
para podermos superar provas anteriormente falhadas. Falei-vos de vários veículos, o que os liga durante a nossa vida? Todos estes veículos são ligados pelo Cordão Prateado ou duplo etérico.
Em cada vida nasce um novo Cordão de Prateado. Uma parte deste surge do Átomo semente do Corpo de Desejos, situado no grande vórtice do fígado (chacra), a outra parte surge do Átomo semente do Corpo Denso no Coração (átomo.-semente astral) e onde reside o sentimento e as emoções. Estas duas partes encontram-se e unem-se no plexo solar onde reside o Átomo semente
do Corpo Vital, fica assim concluído o Cordão Prateado que marca o fim da vida infantil. A partir desse momento a energia solar que entra pelo baço começa a dar um colorido individual e característico à aura que podemos observar nos adultos. Quando ocorre a morte este Cordão rompe-se na união dos dois seis, metade permanecendo com o Corpo Denso e a outra metade com os veículos superiores. A partir do momento que o Cordão se rompe o Corpo Denso fica completamente morto.
Agora que chegámos à morte relembro do ritual:
(Editado pela Comissão Editorial do Blogue) Para que se reúnem os MM.'. Em L.'.?
(Editado pela Comissão Editorial do Blogue)
Assim, com fraternal amor disse.

Pedro Hispano M.’.M.’.

Bibliografia
Dicionário Piberam on-line
O Caminho dos Essénios e a vida Oculta de Jesus
A Iniciação de Cristo
Conceito Rosacruz do Cosmos Max Heindell
Dicionário de terminologias da fraternidade Rosacruz

Sem comentários:

Enviar um comentário