Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

2 de abril de 2018

Efemérides-Abril


Transcrito, com a devida vénia e respectiva autorização, do LIVRO DAS EFEMÉRIDES –HISTÓRICAS, POLÍTICAS, MAÇÓNICAS E SOCIAIS - 2016
Daniel Madeira de Castro Página 167

ABRIL

1766 – Aparece pela primeira vez a menção da Estrela Flamejante como símbolo maçónico, que se deve ao maçon, Louis Henry Théodore Tschoudy, barão de Tschoudy, natural de Metz em 1724, faleceu em Paris a 28/5/1769, que publicou o livro A Estrela Flamejante ou a Sociedade dos Franco Maçons. Descontente com as inovações redigiu novos rituais do Conselho dos Cavaleiros do Oriente e do Ocidente, maçon combativo contra a proliferação sem critérios, dos Altos Graus no Rito Heredon, tronco a partir do qual surgiram os Ritos Escoceses: Rito Adonhiramita, R.E.A.A. e R. F. ou Moderno. Nesta obra, propôs a criação de uma nova Ordem de Altos Graus, a Ordem da Estrela Flamígera, composta de três graus: Cavaleiro de S. André, Cavaleiro da Palestina e Filósofo Desconhecido. De formação católica, eliminou o caráter jacobino dos graus escoceses, alvo de severas críticas e acusações de aliança dos Maçons escoceses com os Stuart, em disputa com os Hanover pela coroa britânica. Após o desentendimento que teve com o Conselho dos Cavaleiros do Oriente, deixou uma obra literária maçónica com a recomendação expressa de jamais publicá-la fora do círculo da Maçonaria. Esta obra era composta, além do Ritual do Grau de Cavaleiro de S. André e a Recueil Préciex de La Maçonnerie Adonhiramite, por compilação dos antigos rituais e outros manuscritos. Apesar da proibição o Conselho publicou parte substancial destes escritos em França (Junho/1787).
1771 – Instalado em Paris, o primeiro Soberano Grande Capítulo Rosa-Cruz, do R.F. ou Moderno.
1781 – Publicada em Paris, por Louis Guillemain de St. Victor, a obra intitulada de Recueil Précieux de La Maçonnerie Adonhiramite, do barão de Tschoudy (abril de 1766), contendo os primeiros quatro graus e em 1785, publicou um segundo volume contendo os demais graus de Perfeição, os quais eram doze no total, que constituem o Rito Adonhiramita.
1796 – Grasse-Tilly (10/4/1845) e seu sogro Jean Batiste Marie Delahogue, notário, fundaram a Loja La Candeur, selvagem, de que Delahogue foi V.M., em novembro de 1796, sete maçons desta Loja: Grasse-Tilly, Delahogue, Pierre Croie Magnan, Jean Abraham Marie, Remy Victor Petit, Alexis Claude Robin e Dominique Saint-Paul, receberam as patentes de Deputado Inspetor Geral, e os rituais da Ordem do Real Segredo, do médico judeu Hyman Isaac Long, então arruinado e quase moribundo. Também vieram a ser nomeados Deputados Inspetores Gerais: Germain Haquet (1751-1835) e Antoine Mathieu du Potet. De regresso a França, Grasse-Tilly (10/4/1845) com Germain Haquet difundiram o Rito de Perfeição ou de Heredon, criaram o Grande Conselho dos Príncipes Maçons do Rito Escocês de Heredon da França, antes de se tornar o S.G.C. dos Ritos (2/1/1797).

1808 – Começaram a abandonar Portugal os primeiros contingentes militares, a chamada Legião Portuguesa, dirigida pelo marquês de Alorna coadjuvado por Gomes Freire de Andrade, que em Grenoble, muito provavelmente em finais deste ano fundou a Loja (militar) Cavaleiros da Cruz, de que foi o primeiro V.M..
1827 – Inventada a primeira hélice funcional, por Joseph Ressel, austríaco.
1860 – Fundada em Coimbra a sociedade secreta O Raio, estruturada em modos carbonários e que visava a destituição do reitor, visconde de S. Jerónimo. Em 1862 chegou a ter duzentos membros e em maio de 1863, desta para-maçónica, saiu a Loja Reforma, ligada à Conf. Maç. Portuguesa.
1903 – Publicado na Figueira da Foz a revista mensal de arte sciencia e literatura, Revista da Figueira, “… Tanto podemos condemnar os males d’uma sociedade pelo sentimento, na sua accepção mais restricta, como pela ironia, como pelo combate. O combate, ferindo, produz a exaltação; a ironia, mordendo, produz a vergonha, quando não dá a indifferença, e o sentimento verdadeiro são e forte, falando á alma, incute-lhe o bem com os mais santos exemplos. E assim, o que deve ser, é convicção e sinceridade nas palavras que ellas traduzem bem como a ideia nobre e uma alma nobre, e tenham só em vista a perfeição e o bem. Então que se siga por qualquer caminho. É a isto que nos propômos — rapazes no vigor da vida, e por isso cheios de convicção e justiça …”,
LIVRO DAS EFEMÉRIDES –HISTÓRICAS, POLÍTICAS, MAÇÓNICAS E SOCIAIS - 2016
Daniel Madeira de Castro Página 168
nele colaboraram Alberto Bastos, Aníbal Fernandes Tomás, Duarte Lima, João de Barros, Pedro Fernandes Tomás, Sousa Viterbo, Teixeira de Carvalho e de Tomás da Fonseca.
1909 – Saíu o primeiro número em Lisboa de A Mulher e a Criança, órgão da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, propriedade da Comissão Dirigente composta por Ana de Castro Osório, Benedita Mouzinho de Albuquerque Pinho e Fausta Pinto da Gama, direção de Maria Veleda, revista mensal, que precedeu e A Madrugada, teve como colaboradore(a)s: Adelaide Cabete, Ana Caron, Ana de Castro Osório, António José de Almeida Guerra Junqueiro, Guilherme Braga, João Chagas, Magalhães Lima, Ribeiro de Carvalho e Tomás da Fonseca.
1917 — Criada em Lisboa a sopa dos pobres, esta iniciativa teve como promotores o jornal O Século e juntas da paróquia de Lisboa, vivia-se uma conjuntura de crise das subsistências e a fome ameaçava muitos lares.
1929 — A ordem surgida para atacar o Palácio Maçónico do G.O.L., seguida pelas forças policiais e por civis, partiu do maçon traidor, António Lopes Mateus, da Loja José Estêvão, com o nome simbólico de Viriato, coronel e ministro do interior. Oliveira Marques (23/8/1933) e Raúl Rego apesar dos desmentidos nomearam entre os assaltantes Marcelo Caetano (17/8/1906), de forma inequívoca, membro da Juventude Integrista.
1930 — No relatório do C.O. do G.O.L. constava "Por ordem das autoridades não nos era possível reunir no Palácio Maçónico mais do que o pessoal e Directores, sem solicitarmos a devida autorização".
1945 — O G.O.L.U. dirigiu uma carta ao pres. dos E.U.A. e maçon, Harry Truman (iniciado em 9/2/1902 na Loja Belton, n° 450), saudando a sua eleição e estabelecendo uma linha de continuidade
iniciada com o seu antecessor, Franklin Roosevelt, maçon, solicitando apoio para a restauração das liberdades em Portugal e da Maçonaria.
1950 – A G. L. Unida de Inglaterra exigiu a extinção da Associação Maçónica Internacional, por dela fazer parte a maçonaria ateia francesa.
2000 – Início da publicação da série de sete livros de banda desenhada “Le Triangle Secret” da autoria de Didier Convard, maçon, que têm por base um cenário de inspiração maçónica.

Daniel Madeira de Castro, M.'.M.'.

Sem comentários:

Enviar um comentário