Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

22 de setembro de 2017

Equinócio de Outono 2017




O Equinócio de Outono, em 2017, ocorre no dia 22 de Setembro às 20h02 (tempo universal). Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 16h28 em Portugal continental.
Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade. Os equinócios estão definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exactamente a Oeste, encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias.

Devido ao movimento da translação terrestre, apenas no dia 26 de Setembro de 2017 haverá ≈12,014 horas com luz solar directa no solo. Nesse dia o disco solar nasce às 7h 28min e põe-se às 19h 27min em Lisboa, com apenas 51 segundos de desvio às 12h certas.
Desde tempos imemoriais que a Franco-Maçonaria se associa ao Culto Solar em que o homem primitivo distinguia a diferença entre duas épocas: uma de frio e outra de calor que eram atribuídas a ação do Sol, proclamado fonte da vida e responsável por extraordinárias transformações. Celebram-se desde então com rituais especificos a cada Época e Local. No Equinócio de Outono,depositavam-se  as maiores esperanças na concretização dos mais puros desejos para o homem, os desejos do equilíbrio, da equidade e da justiça. É a hora de estabilizar prepararando os momentos difíceis, é fazer como as árvores em que as folhas caídas permitem  firmar bem as raízes, ou, simbolicamente, preparar o Si-Mesmo para outros ciclos.

Sem comentários:

Enviar um comentário