Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

6 de dezembro de 2016

Princípio Inabalável, Inexpressável e Infindável




Desde sempre que o sagrado ligado às religiões teve como companheiro de cabeceira (ou como a outra face da mesma moeda) o chamado sagrado laico. Este, devido ao escasso conhecimento científico foi ficando o irmão pobre, em contraponto ao outro que, devido às circunstâncias históricas, se tornou opulento e demasiado rico, aliás e mal comparado, como qualquer relação económica em que as assimetrias se evidenciam por múltiplas máscaras, sempre com os intervenientes de costas voltadas, agredindo-se mutuamente e sem a comunicação desejada.
Paulatinamente, com o conhecimento a medrar, vários pensadores de todas as áreas (filosofia, ciências humanas, teologia) foram separando o trigo do joio para que estes dois sagrados se unissem ficando a questão reduzida à semântica, isto é, o sagrado tem o mesmo significado em ambos por se tratar de um extraordinário fenómeno em que a saída do nosso pequeno Eu vai de encontro aos Outros e ao Universo. E, se nas religiões, os Outros se designam por Igrejas e o Universo por Deus, no laico, os Outros são aqueles que se religam em objectivos comuns (vide a N.’.A.’,O.’. com liberdade, fraternidade, justiça e tolerância) e o Universo poder-se-á designar por Cosmos, GADU ou simplesmente Luz ou mesmo Verdade Primordial.

O que é certo, é que desde os primeiros passos da humanidade, o sagrado se identifica com a luz (essencialmente Solar que tudo ilumina e dá brilho) e com o seu correlato (não menos adorado) a que se deu o nome genérico de trevas. Luz e escuridão numa oposição idêntica à dos sagrados (religioso e laico), vale dizer, de costas voltadas e incomunicáveis.
Serve esta introdução para me dedicar a uma das muitas vias para chegar a esse Sagrado ou Luz e que tem o nome de Iniciação.
Vou começar por posicionar o que é fenoménico, ou seja, dependente de uma existência corporal e psíquica e o que é verdadeiramente espiritual, quer dizer, o que harmoniza, liga e supervisiona o que é material e mental.

Para tal, parece evidente que as realidades do domínio corporal são limitadas não podendo, portanto, ser simbolizadas pois são, directa e imediatamente, apreendidas por todos. Pelo contrário, os acontecimentos mentais e psíquicos já são de outra ordem bastante diversa e múltipla que poderão necessitar, para serem compreendidos, de uma simbolização mais ou menos complexa de modo a ultrapassar a limitação dos 5 sentidos. Desta interacção resulta o que se chama a aquisição da espiritualidade que pode estar latente ou ausente.
Muitos nomes foram dados e muitas interpretações foram feitas sobre este Princípio inabalável (perdura desde as mais arcaicas Eras), inexpressável (a espiritualidade de cada um é única) e infindável (por ser feita em estádios infinitos) a que comummente se dá o nome de Iniciação.
A primeira pergunta que surge é: Iniciação a quê? Seguido de porquê? Para ter acesso à minha espiritualidade necessito de prestar provas, ou para que ela se ligue à dos outros preciso de passar por etapas mais ou menos insondáveis e complexas? O mais puro dos materialistas responderá que não assim como o seu opositor afirmará que sim. Vamos detalhar o que está em causa:
É sabido que as metas e a essência da Iniciação são as mesmas em todas as Eras e locais só diferindo na adaptação aos tempos e lugares, logo, coisa que podemos chamar Universal. À partida, e evitando meios nem sempre desinteressados, uma primeira confusão se estabelece entre os domínios místico (onde pouco se sabe e muito se inventa) e espiritual (onde nada se inventa e muito há por conhecer) delineando-se uma oposição que durou e dura entre o que é exotérico e esotérico. O que parece certo é que estes dois conceitos são incompatíveis, apesar de cada um por si só ter argumentos válidos, mas seguramente poderão e deverão poder coexistir pois, no caso dos místicos, o indivíduo limita-se a receber o que lhe é dado (poderes, superpoderes ou outros passes de mágica) contrariamente à espiritualidade onde é ao indivíduo que pertence a procura da sua realização.
Partindo desta diferença fundamental podemos começar a assentar estacas sólidas na construção de conceitos e respectivas práticas para que o acesso à Luz (lê-se conhecimento) consiga ser coeso, lógico e sensível. Assim, podemos sustentar que:
1- É necessário abdicar de tudo o que anteriormente foi adquirido de modo a que tenhamos acesso a um segundo nascimento (a Iniciação) que nos permite sair do caos em direcção à ordem por meio de uma transformação espiritual que tudo desperta. Abrir ao Ser um mundo diferente (nunca antagónico) daquele onde se exerce a actividade corporal, mundo este que se crê melhor e por isso se convencionou chamar de superior. Lembro-vos que a actividade corporal se rege por leis baseadas na evidência, logo limitadas, e que o mundo espiritual, através da analogia e correspondência, o faz pela interpretação de símbolos.
2- A Iniciação nunca é moral nem social (limitadas e terrenas) mas pode e deve ter aplicações na ordem moral e social.
3-   A Iniciação não é uma comunicação com mundos espirituais ou transcendentes porque a espiritualidade/transcendência faz parte da identidade humana.
4- A Iniciação não é uma espécie de religião reservada a uma minoria.
5- Ao contrário das religiões, a Iniciação pretende ser uma comunicação com os estádios supra-individuais, nunca como um fim mas como ponto de partida, quer dizer, a realização iniciática, sendo puramente interior, não é a essência da saída de si mas apenas um ponto de partida para tal.
6- Os estádios superiores (que a Iniciação pretende alcançar) não são senão características espirituais com que a humanidade foi dotada desde a sua existência (a matéria-prima a ser burilada).
7- As fases da Iniciação (como as do Hermetismo e Alquimia) reproduzem o processo cosmogónico, vale dizer, do Caos à Ordem.

Para que o que acabei de descrever se realize são necessárias condições, sem as quais o processo iniciático poderá ficar enfermo e incompleto. Vou nomear as principais, não sem antes vos recordar que o conhecimento iniciático não se transmite de forma clássica, em que são comunicadas fórmulas livrescas que se retêm na memória, antes, apenas indicando métodos preparativos que facilitem o trabalho interior de cada um. Assim, a Iniciação implica três condições, a saber:
8- Potencialidade, vale dizer, a matéria-prima individual sobre a qual se vai efectuar o trabalho iniciático.
9- Transmissão, ou seja, através do vínculo a uma organização tradicional que fornecerá o método da influência espiritual a seguir que, por sua vez, ordenará e desenvolverá as possibilidades individuais, devendo portanto o iniciado ser aceito por quem tenha a qualidade de lhe conferir a Iniciação.
10- Trabalho Interior, que será efectuado por etapas progressivas nos escalões iniciáticos dando corpo à realização da libertação e da afirmação de uma identidade verdadeira.
É óbvio que ninguém se inicia a si mesmo sendo rigorosamente imprescindível que se reúnam as 3 condições acima escritas. Sem tibiezas, é preciso remarcar que a Regeneração que o processo iniciático proporciona tem como finalidade restabelecer, no Ser, as prorrogativas inerentes e naturais das primeiras idades da humanidade que, ao longo dos milénios, se foram desviando para uma vertente materialista. E este ponto de partida para se atingir aquela condição quer-se acreditar que seja puro, perfeito, iluminado e nunca ideal mas sim o mais real possível, ou seja, sem erudições estéreis ou saberes copiados.
Postas estas condições, algumas reflexões se impõem que passo a transmitir-vos. Assim.
11- O chamado conhecimento tradicional não é senão uma visão sintética que provém do interior de cada um.
12- A transmissão de uma influência espiritual é feita através de uma cadeia (neste caso iniciática) em que a sucessão dos conhecimentos é assegurada.
13- A eficácia de uma Iniciação proposta a um indivíduo é independente do valor do próprio indivíduo.
14- Uma tradição compreende, não só tudo o que pode ser transmitido como também o que deve ser, constituindo o depósito da tradição primordial e pode revelar-se de maneira esotérica ou exotérica.
15- Um Iniciado nunca poderá ser um aderente temporário e limitado pois está obrigado a estar sempre ligado à relação com a influência espiritual do saber iniciático.

16- O saber iniciático, por natureza, é inexpressável (cada indivíduo é único cabendo aqui o verdadeiro segredo da Iniciação), mas nunca secreto pois deve ser transmitido através de ritos e símbolos por estes sugerirem mais do que exprimem.
17- As formas exteriores são inúteis às organizações iniciáticas porque a influência espiritual (subjacente à sua natureza) é só a razão fundamental de toda a Iniciação, ou seja, um profano pode saber de cor todos os rituais sem se habilitar a ser iniciado, precisamente, por lhe não ter sido transmitida a referida influência que está vinculada em ritos e símbolos.
18- As associações que têm por metas (filosóficas ou racionais) apenas as circunstâncias contingentes nunca serão iniciáticas.
19- Ninguém pode ser iniciado se for impermeável à influência espiritual.
20- O indivíduo em sociedade está sempre mais longe da sua natureza cabendo à Iniciação a sua reaproximação.
21- Salientar que os primeiros ritos iniciáticos estavam ligados a um ofício e, por tal, reproduziam as contingências desse mesmo ofício (curioso destacar que a exclusão das mulheres e dos deficientes teve por base estas contingências, apesar de tanto uns como as outras não serem inaptos à transformação individual).
22-  Os ritos iniciáticos tinham como objectivo colocar o ser humano em relação com algo que o ultrapassa, seja esse algo transcendente ou evidente.
23- Há uma diferença entre ritos iniciáticos e ritos exotéricos, pois estes são públicos e dirigem-se indistintamente a todos os membros da sociedade pretendendo a salvação do indivíduo ao contrário dos primeiros em que estão reservados aos que pretendem a sua própria libertação.
24- A linguagem do silêncio (mutus liber) é característica de quem usa o inexpressável e não o incompreensível, ou seja, permite uma correspondência a todas as ordens da realidade lembrando-vos do que é supra-racional não é irracional.
25- Nos domínios iniciáticos, estuda-se a consciência até aos limites extremos da individualidade levando à completa compreensão dos estádios do Si-mesmo.

26- A purificação, na viagem iniciática, é um rito preparatório ou preliminar no sentido alquímico do termo, melhor dizendo, através dos elementos cósmicos que são simples e incorruptíveis, e não passa de uma tentativa de levar o Ser ao estado de simplicidade indiferenciada de modo a prepará-lo para a essência da espiritualidade que (iluminada) advirá.
27- Uma Iniciação é sempre operativa porque pressupõe acção, e muito pouco especulativa (do latim-speculum ou espelho que sugere uma imitação).
28- A Iniciação começa quando a especulação e a dialéctica deixarem de ser úteis.
29-  Entre dois tipos de ignorância (estupidez e erudição), aquela que dá conta que nada sabe fica mais favorável à aquisição do conhecimento do que aquele que crê saber algo.
30- A grande diferença entre profanos e iniciados é que os primeiros só podem apreender o que se designa por exterior dos acontecimentos e nunca a porção mais profunda do estádio espiritual.
31- Na hierarquia iniciática, a única divisão esquemática possível é entre os Mistérios Menores (tudo o que se refere ao desenvolvimento das possibilidades do ser humano- o chamado estado primordial) e os Mistérios Maiores (que dizem respeito à realização dos estádios supra-individuais- a chamada identidade suprema).
32- Todo aquele que, após a Iniciação, não se regule por atingir os diversos patamares da transformação individual, passa a ser apenas uma individualidade que não representa a tradição em si mas apenas a medida dos seus conhecimentos adquiridos, facto este que o impede de impor qualquer tipo de autoridade sobre a Iniciação propriamente dita.
33- Simbolicamente, a Iniciação é uma imagem do que aconteceu no começo cósmico em que se passou das trevas à Luz (muito por causa do Verbo que ajudou a transformar a pedra bruta em cúbica).
34- Não devemos esquecer nunca que as diferentes doutrinas tradicionais não são senão expressões da verdade única.

MM.’.QQ.’.IIr.’., por natureza, estes traçados devem ser curtos e entendíveis mas não gostaria de terminar sem citar F. Nietzsche que escreveu…um pensador pode não aprender nada de novo, mas deve ir até ao fim na descoberta do que, para ele, é coisa assente…ou seja, a Iniciação, para a maioria de nós, é uma coisa assente! É mesmo? Convido-vos a seguir o conselho de um dos preponentes do Homem-Novo.

Diógenes de Sínope M.’.M.’.

Bibliographia
-Jean-Luc Maxence – « Jung est L’Avenir de la Franc-Maçonnerie »
-René Guénon – « Consideraciones sobre la Iniciación »
-Jules Boucher – “La Symbolique Maçonnique”
-Marie Delclos, Jean-Luc Caradeau – « Les Symboles Maçonniques Éclairés par Leurs Sources Anciennes »

Sem comentários:

Enviar um comentário