Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

11 de maio de 2016

Globalização, Sociedade em Rede e Maçonaria – perspectivas e interrogações


I – Introdução
Nas reflexões éticas e filosóficas que fazemos, procuramos manter permanentemente vivos os objectivos do nosso trabalho, questionando:
É assim que me contruo plenamente como ser humano?  É esta a sociedade que permite o desenvolvimento integral do ser humano?

Se resolver a primeira é cumprir o caminho iniciático da Maç:. a segunda corresponde em manter o comprometimento com o papel do homem na sociedade e no mundo.   Como o iremos fazer nestes tempos simultaneamente   difíceis e desafiantes marcados pela Globalização,  é o que pretendemos lançar à reflexão.  

Segundo o sociólogo( polaco)  Zygmunt Bauman (10) a globalização é  a desvalorização da ordem enquanto tal”, já que pode ser considerada como subversão dos territórios por obra do mercantilismo, dividindo mais do que une, já que cria uma diversidade cada vez maior entre quem possui («the haves») e quem nada tem («the have-nots»). Para o intelectual (malaio) Martin Khor (10) a globalização representa simplesmente «uma versão actual do colonialismo», já que não sendo «natural» representa antes um “projecto preciso para tornar governos e indivíduos subalternos às forças de mercado”, uma vez que a soberania popular que se exprime através da eleição dos parlamentos e governos é minada pelo enorme poder das multinacionais  e das organizações internacionais, actuando como escudo e protecção daquelas.
Uma abordagem mais favorável é a de Thomas Friedman (10) que define a globalização como “a inexorável integração dos mercados, estados-nações e tecnologias a um nível nunca antes atingido, com a consequência de permitir aos indivíduos, empresas e estados-nações estender a própria acção por todo o mundo mais rápida e profundamente e com menor custo do que alguma vez foi possível anteriormente”.

A vastidão e importância do tema por certo nos levaria longe…. É inegável que a globalização, correspondendo a uma nova etapa de desenvolvimento do capitalismo financeiro,  se sustenta na competição feroz pela conquista de novos mercados que possibilitem  crescentes níveis de lucro dos seus principais agentes (Banca, Industria, Serviços, Telecomunicações e Informática, etc.) suportados por poderosas  infraestruturas e meios financeiros. 

Para tal foi necessário “padronizar e  institucionalizar” uma cultura global fortemente consumista, suportada em níveis progressivos de aculturação e passividade das sociedades, de modo a facilitar a absorção dos valores impostos.  Simultaneamente acentuou-se o rápido enriquecimento das diferentes elites associadas (financeiras, gestão,  serviços e industriais), nacionais e transnacionais, ao mesmo tempo que se agravavam as desigualdades e até pauperização de largas franjas da população.   

Talvez à excepção pouco abonatória da Coreia do Norte e em parte de Cuba, já que a China se rendeu ao capitalismo de Estado e de partido único,  as novas vagas da Globalização reforçaram na prática o domínio do capitalismo financeiro sobre os países e povos,  sobrepondo definitivamente a Finança especulativa global ao primado da Política. O Mundo passou a ser definitivamente um gigantesco «Casino Royal».

Mas o avanço tecnológico de suporte a esta competição à escala mundial também possibilitou um novo paradigma, o da «Sociedade em Rede», sociedade «da Informação e do  Conhecimento», já que  a rápida expansão das Redes de telecomunicações e em especial da Internet potenciou um diálogo, agora também «global» entre todos os cidadãos do Planeta.  O que há apenas três décadas e meia atrás era apanágio de uns tantos privilegiados, com meios e conhecimentos para tal, transformou-se numa massiva «commodity».

Face à inexistência de regulação eficaz ou de «anti-corpos» capazes de bloquear as distorsões, os grandes grupos económico-financeiros,  mentores e arautos da Globalização,   foram progressivamente assumindo o controlo dos meios de comunicação, essenciais à sua estratégia de «uniformização» das mentes e anestesia das sociedades.  Pouco a pouco foram surgindo grandes conglomerados, através de compra, cerco, falência ou domesticação dos anteriores meios de comunicação, onde a liberdade e independência da informação é simplesmente figura de retórica. 
Não há práticamente manchete informativa diária  em que as agências de rating (por acaso todas de natureza privada….) não apareçam a impor aos países, uma descarada chantagem através da desvalorização e subida dos colaterais dos títulos de dívida pública e consequente aumento de juros.  Estas acções especulativas são transmitidas «ad nauseam» pelos meios de (des)informação e comunicação unidireccionais em concertação com os fundos abutres, as agencias de rating e a Banca de Investimento transnacional, sempre em nome da pretensa “sensibilidade” dos mercados a qualquer mudança política que os contrarie ou lhes tente fazer frente. 

Tudo o que possa fugir ao «pensamento único» e à liberdade de exploração sem limites que preconizam e impõem, é desvirtuado e as respectivas linhas de força «marteladas» à exaustão, nos jornais, telejornais, painéis com os habituais “comentadeiros” de controlo, em nome duma «pluralidade» unidirecional (recordemos o recente quotidiando dos anos do «troikismo», que tantas e dolorosas marcas deixou…. ).  

Cá pelo burgo este «estado da nação» recorda-nos  cada vez mais a trilogia dos  3 F’s da ex-ditadura («Futebol, Fátima e Fado»), agora de fachada pretensamente democrática, com largo predomínio do primeiro…. Mas quem se sature do futebol, tem sempre a  liberdade de escolha das incontáveis horas diárias de Telenovela com as ilusões de vidas cor de rosa baseadas no sucesso sem escrúpulos, ou ainda dos episódios de degradação humana, cívica e cultural dos «reality shows», em horário nobre.  Em nome do «market share» dos canais televisivos, o povo anestesiado agradece e esquece as agruras da vida !!!! (Portugal é um dos países europeus com maior taxa de permanência diária face ao écran televisivo….).

A Globalização sendo  responsável pelas deslocalizações, lay-outs, falências e encerramento das organizações e empresas «não-rentáveis», por incapacidade  de competir quer em custo de M.O, quer de horários de trabalho ou regalias sociais,  com os países asiáticos ou outros do chamado terceiro-mundo ou em vias de desenvolvimento,  propiciou  ao mesmo tempo um conjunto de oportunidades que urge analisar sem preconceitos, que vão desde as  Redes Sociais aos negócios de base «on-line», baseados na  Internet e em poderosos centros computacionais que as novas auto-estradas digitais suportadas nas novas tecnologias e meios de telecomunicações, interligam eficazmente.

No entanto a globalização, apesar de ter contribuído para retirar milhões de seres humanos da miséria (em especial na China), tem por outro lado provocado com as crises frequentes, crescentes desequilíbrios económico-sociais e  um crescente acréscimo de desigualdades a nível global.  A prová-lo está,  entre outros,  o Relatório da OXFAM referente a 2015 que quantifica o aumento significativo do fosso entre os mais ricos e os mais pobres («A distância entre ricos e pobres chegou  a novos extremos»). 

O banco Credit Suisse revelou recentemente) que o 1% mais rico da população mundial acumula actualmente mais riquezas que todo o resto do mundo junto.

Em 2015, apenas 62 indivíduos detinham a mesma riqueza que 3,6 biliões de pessoas – a metade mais afectada pela pobreza da humanidade. Esse número representa uma concentração de 84% em relação a 2010 (em que  eram 388 os indivíduos que se enquadravam nessa categoria). 

A riqueza das 62 pessoas mais ricas do mundo aumentou em 44% nos cinco anos decorridos desde 2010 – o que representa um aumento de mais de meio trilião de dólares (US$ 542 biliões) dessa riqueza, saltando para US$ 1,76 trilião. Ao mesmo tempo, a riqueza da metade mais pobre caiu em pouco mais de um trilião de dólares no mesmo período – uma queda de 41%. 
Desde o início do século, a metade da população mundial mais afectada pela pobreza ficou com apenas 1% do aumento total da riqueza global, enquanto metade desse aumento beneficiou a camada mais rica de 1% da população. 
O rendimento médio anual dos 10% da população mundial mais pobre,  aumentou menos de US$ 3 em quase um quarto de século. A sua renda diária aumentou menos de um centavo a cada ano. 
A crescente desigualdade económica mina o crescimento e a coesão social e as  consequências para as pessoas mais afectadas pela pobreza no mundo são particularmente graves.
Se a desigualdade dentro dos países não tivesse aumentado no mesmo período, outros 200 milhões de pessoas teriam saído da pobreza. Esse número poderia ter chegado a 700 milhões se as pessoas em situação de pobreza tivessem sido mais beneficiadas pelo crescimento económico do que os ricos..»  

Estes resultados são em nosso entender, dificilmente conciliáveis com os princípios referenciais da L:. I:. F:.  que enquanto MMaç:. jurámos defender e   que não podemos esvaziar progressivamente em formais e inofensivas manifestações de pretensa contestação, falhas de conteúdo e sentido práticos, para que fiquemos em paz com a consciência. 

O que é que a Maçonaria tem  feito e sobretudo a A:.O:.  para denunciar, desmascarar e combater  a sociedade e as consequências do «pensamento único»?  Abstenho-me de responder!!! (basta comparar com a recente actuação da Igreja, via Papa Francisco….)

II – A Maçonaria e  a Sociedade «em Rede» 
A Internet, espinha dorsal da «Sociedade em Rede», nasceu da encruzilhada insólita entre  Ciência, a investigação militar e a uma cultura libertária. Se por um lado a  vertiginosa evolução tecnológica registada sobretudo nos últimos 30 a 40 anos, foi um subproduto do  esforço milionário do complexo militar-industrial americano, as  inovações que estiveram na origem da Internet, foram fruto do trabalho de investigação e desenvolvimento de instituições governamentais, centros de investigação e grandes universidades, não tendo origem restrita ao mundo empresarial, e daí os graus de liberdade, acessibilidade e flexibilidade originais.

Actualmente estima-se que no final de 2016, os utilizadores dos diferentes serviços da Internet totalizem o dobro de 2010 (ou seja 4 000  milhões) , equivalendo a cerca de 50% da população mundial ou seja,  10 X 2000, ou 250 X 1995,  mesmo tendo em conta os países e regiões mais afectados  pela pobreza e atraso tecnológico.

Manuel Castells (3) refere que:   «A Internet é o tecido das nossas vidas. Se as tecnologias de informação são o equivalente histórico do que foi a electricidade na era industrial, poderíamos comparar a Internet com a rede eléctrica e o motor eléctrico, dada a sua capacidade para distribuir o poder da informação por todos os âmbitos da sociedade humana. Tal como as novas tecnologias de geração e distribuição de energia permitiram que as fábricas e as grandes empresas se estabelecessem como as bases organizacionais da sociedade industrial, a Internet constitui actualmente a base tecnológica da forma organizacional que caracteriza a era da informação: a Rede».

Julgamos poder encontrar razoáveis semelhanças entre a organização  Maç:. básica e as Redes, ao abordar as LLoj:. como  nós essenciais da «rede maçónica» e os Maçons como pontos de acesso (captação / difusão) da informação e conhecimento, trabalhando disciplinada e organizadamente para o correcto funcionamento do Nó, ou seja da Loja. A par dos valores e objectivos que defendemos, esta característica organizativa e socialmente activa  terá sido,  durante os três séculos de existência oficial da Maç:. especulativa, uma componente determinante quer na resistência aos períodos de maior repressão, quer na expansão nos períodos de maior atractividade.

A Maç:. pela sua dimensão   social e cultural na sociedade, não ficou indiferente ou estática face à Sociedade em Rede (nem o deveria ter feito), embora quanto a nós, se tenha atrasado razoávelmente no acesso, sobretudo por parte das Organizações que a enquadram. O acréscimo significativo de Sites e/ou Blogs deve-se essencialmente à iniciativa individual e menos às Lojas (com algumas honrosas excepções, entre as quais…..),  o que é perfeitamente compreensível, dado o Maçom ser por característica e função o agente dinâmico da célula social /organizacional, o nó da Rede maçónica, que é a Loja.

Nicolas Carr (7), um dos investigadores que mais a fundo tem estudado o impacto das novas tecnologias de informação, salienta por outro lado: “ a Internet está a provocar a erosão da capacidade de controlar os nossos pensamentos e de pensar de forma autónoma» e mais à frente: “a multi-tarefa instigada pela utilização da Internet elimina-nos formas de pensamento que requerem reflexão e contemplação, converte-nos em seres mais eficientes a processar informação, mas menos capazes de aprofundar essa informação e ao fazê-lo não só nos desumaniza um pouco, como nos uniformiza”.  Daqui a premência em mantermos o espírito aberto, não descurando o combate ao colete de forças da “uniformização”.

Como meio de comunicação aberto, a Internet é também fonte de distorsão sobre a Maçonaria, já que obviamente os nossos inimigos também a utilizam.    Tendo sido a Internet por razões históricas  e culturais, desenhada como tecnologia de comunicação livre,  será que podemos concluir que somos todos mais livres graças à Internet ?  Tudo dependerá sobretudo do conteúdo e do contexto e  menos do processo, já que a tecnologia, nesta sociedade global,  poderá não ser  tão neutra como por vezes nos querem fazer crer, cabendo-nos a responsabilidade de retirar dela o correcto proveito.

Actualmente e ainda mais no futuro, a «nuvem» («Cloud Computing») representa o novo paradigma da sociedade de informação.   O importante é o resultado que se pretende obter e não a forma como se obtém..  Estima-se (dados da IDC) que em  2020, a ‘cloud’ cobrirá a maior parte do investimento em TI [tecnologias de informação] das empresas, incluindo as de grande dimensão.
Em Portugal, prevê-se que por volta de 2020 as três categorias de serviços de “Cloud Computing” (Cloud Pública, Cloud Privada e Cloud Privada em Hosting) irão representar mais de 40% do orçamento corporativo nas médias e grandes organizações.  
Mas como garantir um controlo independente e efectivo destes gigantescos centros computacionais globais e dos respectivos acessos, tendo em conta entre outras, a actual ameaça terrorista??

A vida moderna, a tecnologia, o progresso imparável, o céu como limite do pujante avanço científico e tecnológico da Humanidade, será que relegam a vetusta organização maçónica para a sala dos fundos onde sob uma respeitável poeira se acumulam as relíquias do passado?

III – A Loja como microcosmo Social, irá resistir?
Segundo K. Krause (7) «Maç:. é a única instituição que se ocupa do homem na sua pura e completa humanidade, na sua totalidade».    A Loja propicia o ambiente adequado para levar a cabo as vivências, aprendizagens e pesquisas que não podemos efectuar a  descoberto.  Este ambiente funciona como um microcosmo composto por uma linguagem e  símbolos próprios,  decoração particular,  indumentária  única e uma  forma peculiar e ordenada de ocupar o espaço,  movimentar-se,  falar, etc.  Este conjunto  define o espaço humano e a atmosfera adequada que recria o ambiente sócio-natural  adaptado ao ser evoluido:  uma comunidade democrática de seres humanos,  procurando colectivamente a interpretação da existência.

Entendemos que, sobretudo em tempos de globalização,  as Lojas devem, mais do que nunca,  continuar a agir como verdadeiros Templos de Transformação,  onde as mulheres e os homens  se preparem para responder às rápidas mudanças exigidas pelo mundo actual.

Na complexidade social actual, o ser humano é submetido a todos os tipos de constrangimentos, sejam sociais, laborais, políticos, de mercado ou afectivos,  para se integrar socialmente e tentar sobreviver.   Não sendo  a Maçonaria  um clube, um partido político,  um ateneu  cultural  ou um método dirigido à acção social directa,  embora não inteiramente alheia a vários daqueles objectivos,   representa contudo  um método com  vocação formativa, aplicado em conjunto e dirigido ao interior do indivíduo.   Permite-nos perceber a realidade com todo o sentido, e com ela  encontrar um propósito e uma vontade renovados  de agir em sociedade,  através dum eu mais esclarecido. 
É aqui  onde valerá  a  pena  concentrar os esforços, tirando partido da Globalização e eventualmente inovar a nossa relação com os nossos  concidadãos,  assumindo o desafio e a nossa responsabilidade perante a sociedade, agindo de acordo com os princípios que nos norteiam . 

IV - A Maç:. e a Globalização
Com a conclusão da II Guerra Mundial iniciou-se uma nova fase da Globalização que se prolonga até à actualidade. O Comércio mundial cresceu a uma taxa média anual de 6% (mais do dobro do crescimento do rendimento). No espaço de 50 anos,  os volumes do comércio mundial multiplicaram-se por 20 e o PIB global por 3.    F. Bourguignon e C. Morrisson (10) reconstituiram a distribuição do rendimento num número elevado de países entre 1820-1992.  Constataram a emergência de 2 tendências: 
 - Aumentaram notávelmente as diferenças nos rendimentos per capita entre países– os países ricos  tornaram-se mais ricos e os pobres mais pobres, mas o número destes reduziu-se significativamente, sobretudo devido às enormes melhorias alcançadas pela China. 
- Nos anos 90 as análises dos dados disponíveis confirmam o aumento das disparidades entre países e a persistência da desigualdade entre indivíduos no interior de alguns países.  

Com a liberalização e a maior integração comercial como evoluiu a diferença de rendimento entre países e o impacto sobre a pobreza e a desigualdade nos países individualmente? P. Lindert e J. Williamson (10) evidenciaram que o aumento da integração comercial correspondeu a uma acentuada deterioração da distribuição do rendimento entre países: a relação entre o rendimento “per capita” dos países mais ricos e dos mais pobres aumentou de 11 x (1870) para 38 x (1960), atingindo os 52 x (1985).

Em resumo a abertura financeira para o capital entrar ou sair dum determinado país, expõe esse país à voracidade dos mercados financeiros e aos ataques especulativos que aumentam a instabilidade e a probabilidade de crises bancárias e monetárias. Estas crises, agora de tipo novo, têm origem não só na má gestão macro-económica de governos que vivem acima dos próprios meios (sujeitando-se a ataques especulativos),  mas também no risco excessivo assumido pelo sistema bancário e pelas estruturas financeiras das empresas, fortemente endividados no curto-prazo, o que pode ter efeitos devastadores na economia real e propagar-se a nível regional ou mundial. Adicionalmente às debilidades dos mercados financeiros dos países devedores as crises foram agudizadas pela assumpção de riscos excessivos decorrentes da voracidade dos investidores dos países mais industrializados.

Ao longo das três a quatro últimas décadas acelerou-se ainda mais a natureza mutável do nosso modo de vida e ao longo das diferentes crises avolumaram-se as incertezas e preocupações quanto ao futuro, que as consequências da actual vieram agudizar.  No entanto a natureza aberta e flexível do método maçónico  pode e deve ajudar-nos a enfrentar melhor as mudanças que caracterizam este nosso tempo, propiciando um porto de abrigo seguro a todo o ser humano de bons costumes, se soubermos trabalhar para tal.

A Maçonaria , sobretudo a de matriz anglo-saxónica, registou em termos quantitativos o seu apogeu  após a  Segunda Guerra Mundial (no bloco de Leste a Maçonaria era proibida…). Os sobreviventes aos episódios de horror e violência indescritíveis e inqualificáveis sentiram  necessidade de manter a camaradagem, a união, o espírito de corpo, que tinham estado na base da  sua sobrevivência.  Uma das formas em que o fizeram, foi a de procurar a admissão nas Lojas maçónicas e aí praticar essa particular forma de camaradagem que inexorávelmente os marcou. 

As condições sociais foram evoluindo e o desenvolvimento capitalista sobretudo nos países ocidentais foi gerando uma nova prosperidade material, que cada vez mais amplos sectores desfrutaram. Para as gerações do pós-guerra (as do chamado «baby-boom») o tempo da guerra passou a ser mera matéria de documentário histórico. À fase de crescimento da Maçonaria seguiu-se inevitávelmente uma fase de declínio, em que passou a ser vista como uma coisa de cotas nostálgicos e ultrapassados e/ ou de cromos com a mania de se armarem em diferentes.  

Tantas coisas para fazer na vida, tanta vida para viver, tanto trabalho para fazer e tanto para conquistar - para quê perder tempo com essa coisa esquisita e meio desconhecida, fechada ou até «secreta»?  A Maçonaria não passava, para muitos, de um resquício do passado, em persistente declínio e inevitável decadência, a caminho do impiedoso arquivamento na prateleira das curiosidades da história!  
Outras solicitações sociais e de utilização de tempos livres se perfilavam.  Não era evidente que cada geração era melhor, mais sabedora, mais dinâmica, mais apta, do que a anterior?     Alain Bauer (6), refere que no Reino Unido,  nas duas últimas décadas, a Maç:. perdeu cerca de metade do seus membros (cerca de 150 000 IIr:.),  e nos EUA a percentagem embora menor será também da ordem dos 30 a 40% , para além de que, em ambos os casos,  decresceu fortemente (cerca de 40 a 50%) a presença dos Maç:. em Loja. 

No final da década de 80 do Século passado, a  implosão do antigo bloco soviético e a consequente queda do muro de Berlim, representaram como que o gatilho («triger») da expansão da globalização. A partir daí as actividades económicas, sociais, politicas e culturais têm vindo progressivamente a estruturar-se em redor da Internet, representando nas sociedades mais desenvolvidas a exclusão destas Redes, uma forma grave de exclusão social, cultural e económica. 
Os ditos «mercados» e as suas forças de suporte tinham finalmente alcançado o objectivo supremo,  enquadradas pelo suporte politico e ideológico das politicas neo-liberais de Reagan e Tatcher.   Segundo J. Stiglitz (5) os programas do F.M.I. agravaram claramente as crises da Ásia oriental e a terapia de choque aplicada na antiga União Soviética e países satélites desempenhou um importante papel no falhanço da transição. Amiúde surgiram em curto espaço de tempo novos magnatas, muitas vezes ex-membros de segunda linha das antigas «nomenklaturas»,  agora convertidos à «sociedade de consumo» e ao «mercado livre», quase sempre à custa da apropriação indevida de valiosos bens públicos que, em nome dos cidadãos,  antes dirigiam… 

Nos paises em que a liberdade de expressão é inexistente (ou figura mais virtual do que real), o veiculo comunicacional proporcionado pelas Redes Sociais (se disponível) começou a ter um papel cada vez mais importante (apesar dos bloqueios e censuras) como principal suporte na «democratização» do protesto. Sendo a juventude e as gerações mais novas, por adaptabilidade e criatividade, a principal base de consumo das novas tecnologias, têm sido naturalmente os principais dinamizadores destes novos media.   

Mas a Globalização e sobretudo a internet apresenta também outra face, sendo igualmente um meio de excelência para suporte a actividades altamente criminosas (especialmente a «dark internet»), desde a propagação do terrorismo (como diária e trágicamente vemos, ouvimos e lemos….), aos ataques dos «hackers cibernéticos» a bancos, governos e instituições, da pornografia a fraudes e  chantagens várias, etc…., ou seja nela cabe tudo, do melhor ao pior, das melhores contribuições aos mais repugnantes crimes e/ou  atentados a liberdade individual ou colectiva.

O homem profano perde-se nas solicitações mundanas. O consumismo, a falta de interiorização deixa-o esquecido de si mesmo.   Nessa alienação passa a buscar a felicidade fora de si mesmo,  no fanatismo religioso,  no alcoolismo, noutros extremismos, nas drogas e em tudo o mais que foge à própria pessoa, numa fuga ao seu mundo vazio.  A convivência com os vícios, acaba por fazê-lo cada vez mais infeliz.  

A Maçonaria sendo o oposto de tudo isso, persiste no desenvolvimento pessoal  e social, no seu seio.   Será  que no nosso modesto contributo para a transformação da «pedra bruta» que alimenta permanentemente a nossa acção não poderíamos fazer mais e melhor  para uma maior aplicação prática dos nossos princípios ao mundo profano? Sempre preconizámos que os Maçons, com o devido  resguardo das actividades em loja (rituais, funcionamento interno, etc),  devem  disponibilizar informação seleccionada que possibilite esclarecer e formar, no fundo divulgar sustentadamente  os fundamentos e os objectivos que nos unem,  reforçando a difusão correcta dos nossos valores.
Basta pesquisar na Net para nos certificarmos que são crescentemente numerosos os sites e/ ou Blogs de Lojas, Obediências,  individuais, de grupo e livrarias dedicadas, onde se faz  divulgação da Maçonaria.  Os sites / Blogs das Lojas estão cada vez mais sofisticados e apelativos, evoluindo de aspecto gráfico,  tirando partido das novas facilidades e SW disponíveis. Porém nem sempre os conteúdos acompanharão plenamente o grafismo que os envolve ou vice-versa. Essa será também uma tarefa a melhorar e um objectivo a ter sempre presente.

Sendo óbvio que o acesso universal à informação não se traduz automaticamente em conhecimento, representa  «à priori» uma  pretensa igualdade de oportunidades, mas será que potencia ou reforça  aquele objectivo? O acesso à informação (vide: Barreto, Castells e outros) (1), (2) e (9) deve também pressupor um patamar mínimo individual, ou seja níveis mínimos de literacia,  cultura e «consciência crítica» por parte da generalidade da população, para que possa efectivamente tirar proveito da informação e transformá-la em algum conhecimento. 

V – A Maçonaria e o Futuro – questões e interrogações
O combate de há trezentos anos era o de convencer a sociedade inteira da igualdade essencial dos seus membros. Hoje, e sobretudo no Futuro o desafio é o de consciencializar todos de que essa igualdade só se concretiza verdadeiramente se for permitido a cada um desenvolver a sua individualidade. Porque cada um de nós é verdadeiramente único e diferente entre iguais. E é essa Diferença na Igualdade que, afinal, constitui a maior riqueza de uma sociedade. 

Importa pois ter consciência das potencialidades / ameaças que a Globalização  oferece à Maç:. e à Sociedade, sem perder a noção do que é mais importante: a vivência maçónica na sua globalidade, o trabalho dos obreiros em Loja e a sua ligação e continuidade no mundo profano.
Poderão os princípios que defendemos pactuar com a sociedade unidirecional que nos impõem,  em nome da idolatria aos omnipresentes mercados e do bezerro de ouro do sucesso individual, sem princípios, sem ética e sem valores, baseado numa «competitividade» em que muitos partem de situações tão díspares ??? Poderá um Maçom aprovar aqueles pressupostos ou permanecer alheado, indiferente, olhando convenientemente para o lado, fingindo ignorar ou até ver ???

Nas suas áreas originais, a Maç:. anglo-saxónica auto-classificada de “regular”, está a encontrar cada vez mais dificuldades,  vítima da sua incapacidade de se renovar,  apesar de ainda contribuir com cerca de 85% a 90% dos efectivos maçónicos a nível mundial (A. Bauer (6)).  Mas na Europa e no resto do mundo, o espaço maçónico liberal, adogmático e laico apesar de ter crescido, não conseguiu compensar estas perdas, para além de não ter práticamente representação no mundo asiático.  

Com a globalização, a vida moderna empurra-nos insensivelmente para a massificação e a generalização. Cada vez mais, cada um de nós é menos um indivíduo e mais um número, um factor, um pequeno elemento de um conjunto cada vez mais numeroso, uma formiga num gigantesco formigueiro global.   
É cada vez mais urgente que o ser humano descubra que a Maçonaria permite aos que a integram dispor de um espaço, de tempo e de locais em que cada um consegue afastar essa asfixiante sensação de ser apenas uma peça do imenso formigueiro humano e assumir-se como indivíduo inserido numa comunidade,  interagindo  com ela e com os outros componentes. 

A história mostra-nos contudo que as Obediências Maçónicas são estruturas pesadas e com muitos (e por vezes difíceis) equilíbrios internos e que os  grandes avanços e/ ou alterações sociais nos quais muitos maçons têm tomado parte activa, só mais tarde e com muita resistência, vêm a ser endogeneizados (recorde-se a situação da mulher na Maçonaria, a Obediência «Prince-Hall», entre outros….). 
A  Maçonaria, entre o esquadro e o compasso, tem de encontrar o seu próprio modo de incorporar a nova realidade no desenvolvimento da sua actividade, ou não fosse a nobre herdeira do iluminismo e da Royal Society....   . Sem prescindir dos seus princípios fundamentais, deve aproveitar a oportunidade para divulgar e reforçar a sua mensagem solidária de Liberdade, Igualdade, e Fraternidade. 

Alguns IIr:. (4) acreditam que a Internet banaliza e desvirtua a Maçonaria.  Cremos que tal não acontecerá se, para além do necessário resguardo  do trabalho em Loja,  a Informação dos Sites / Blogs estiver bem estruturada e consistente,  moldada por uma estética apelativa  mas simultânemente sóbria, conducente com a dignidade da Instituição. A disponibilidade da informação,  os grupos formais ou informais de Iir:. em todas as obediências,  os blogs e as páginas pessoais nos novos meios de comunicação e de informação representam esta nova tendência. 

A respeito da inter-relação entre a Globalização, a Sociedade e a Maçonaria, coloco resumidamente à V/ apreciação as principais questões que me ocorrem face ao futuro:  

1 –  Como contrariar os danos profundos na coesão social das sociedades, na democracia e no ambiente e ao mesmo tempo tirar partido dos impactos eventualmente positivos? Qual o papel da Maçonaria face às  consequências da Globalização desregulada?

2 –Nos tempos actuais será que a Maç:. é uma questão de género? Qual o papel da Mulher na Maçonaria ? Será que ainda faz sentido interpretar dogmáticamente as «Constituições de Anderson»? Até quando  estaremos a afastar a outra metade do mundo dos nosso meio ? (de salientar o papel do GOdF a par da aparente estagnação da N:.A:.O:.? )

3 - Que evolução se perspectiva para a Maç:., e em que moldes poderá contribuir para o reforço dos valores individuais e colectivos da Sociedade?   

4 - Com a globalização, a sociedade da Informação e as redes sociais podem ou não contribuir para uma difusão mais eficaz dos princípios e ideais maçónicos, um mundo mais humanizado e justo e uma sociedade progressivamente mais aberta e livre?  

5 - Será que, internamente,  a Internet (como entendemos) pode ser ( ou já é) importante para:
- difusão e pesquisa de documentação complementar (literatura, bibliografia, trabalhos, de autores, historiadores ou investigadores devidamente certificados e /ou consistentes) ;
Divulgação de realizações / eventos programados, desde que não afecte a integridade,  segurança e desempenho da organização, face ao mundo profano.  
- Contrariar consistentemente as provocações / distorções e auxiliar a correcta divulgação dos nossos principios;  e até perspectivar o arquivo e històrico das LLoj..  na «Cloud», apesar dos eventuais vulnerabilidades de segurança (mas a que todos computadores e sistemas actuais não fogem....),  desde que alvo de protecção adequada.

6 – Como  captar o interesse e mobilizar a juventude, dado que sem rejuvenescimento e sem Transmissão, vamos alegremente definhando, sendo urgente inverter a tendência….. 

7 -  Adaptação aos novos tempos. Os perigos do isolamento e da obsolescência.  Intervenção mais aberta na sociedade.  As  eventuais  “Conferências  on-line” podem não estar assim tão longe, e talvez mais...

Curiosamente, a imutável linha de rumo da Maçonaria parece actuar como força de equilíbrio na Sociedade. No passado, quando imperavam os dogmas, as castas sociais e a exploração, a Maçonaria foi um espaço de igualdade e fraternidade, de liberdade e de futuro. Hoje, quando os globalizadores da Finança nos pretendem impor uma normalização acrítica e o «pensamento único», a Maçonaria tem de permitir a cada um de nós que exercite, execute e desenvolva a sua individualidade. 

As épocas sucedem-se, as modas vêm e vão, os tempos mudam  mas os Valores essenciais são perenes e cultivá-los com equilíbrio saudável é Arte verdadeiramente Real!   Porque os Valores que cultivamos e recebemos dos nossos antecessores e que temos a obrigação de transmitir aos vindouros, são intemporais, essenciais e imprescindíveis para o Homem e para a Humanidade, o tempo futuro tem de ser de crescimento, consolidação e de valorização.  

É necessário, como acreditamos,  que a Maçonaria e as Lojas subsistam e se desenvolvam,  neste novo contexto, em prol da expansão dos  valores humanistas estruturantes que preconizamos,  como refúgio e protecção face aos desiquilíbrios sociais vigentes, que a Globalização perspectiva cada vez mais ameaçadores.              
Para o concretizar teremos provávelmente de nos abrir mais à Sociedade, sem nos descaracterizar ou transformar  os rituais em  memórias  ou relíquias do passado, o que por si só não será tarefa fácil, já que internamente será preciso encontrar o justo equilíbrio entre as concepções mais dogmáticas e as demasiado liberalizantes. Esta é por certo  uma das  tarefas  chave dos MMaç:. e  das Lojas nos novos tempos.

O Grande Arquitecto do Universo por certo nos apoiará no aproveitamento e utilização adequados das novas ferramentas e oportunidades proporcionadas pela sociedade em Rede, já que para a divulgação criteriosa da nossa mensagem e valores são essenciais o  conteúdo e o objectivo e não tanto o veiculo de transmissão…… 
Como o faremos cabe-nos a nós MM:. MMaç:., a nível individual e colectivo,  analisar, decidir e sobretudo implementar para possamos dar corpo à nossa missão primordial, que é a de TRANSMITIR .

Salvador Allen:.   M:.M:.
(R:. L:. Salvador Allende, ao vale de Lisboa)
Maio, 2016 (e:. v:.)

Bibliografia
1) - «A Sociedade em Rede» – Manuel Castells
2) - «A Galáxia Internet – Reflexões sobre a Internet, Negócios e Sociedade» – Manuel Castells
3) - "L’Internet est-il Maçonnique ?", Jiri Pragman
4) - «La Franc-Maçonnerie est-Elle Internet Compatible?» - Georges-marc Benamou 
5) - «Making Globalization Work» – Joseph E. Stiglitz – W. W. Norton & Company (2006)
6) - « Le Crépuscule des Fréres» - Alain Bauer
7) – Revista “Cultura Masònica” Nº 10 -. Editorial Masónica
8) – “A Sociedade em Rede - considerações numa perspectiva maçónica” - Salvador Allen:.  M:.M:.
9) – “Globalização e Desenvolvimento” – Frederico Bonaglia e A.Goldstein – Editorial Presença (Jan.2006)
10) – Blog “Jakim & Boaz”  (http://jakimeboaz.blogspot.pt)

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