Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

26 de outubro de 2025

Emproado

 

Com a devida vénia e respectiva autorização se transcreve este poema de Adilson Zotovici:


EMPROADO


 Ouvi dum livre pedreiro 

Há pouco iniciado 

Algo nada corriqueiro 

Que deixou-me intrigado 


Questionou em tom brejeiro 

O que vem após trilhado 

Como aprendiz, companheiro, 

Mestre e mestre instalado 


Que lhe pareceu grosseiro 

Após o trono deixado 

Nunca mais viu tal obreiro 

Em sua Loja sentado 

22 de outubro de 2025

As origens da Maçonaria especulativa: situação das teorias actuais

 




As origens da Maçonaria especulativa: situação das teorias actuais


Autor: Roger Dachez


De todos os debates sobre a história da Maçonaria, o que remete às origens da Maçonaria especulativa é um dos mais fundamentais. No entanto, este tema surgiu na França mais ou menos recentemente, e eu contribuí modestamente para divulgá-lo em 1989, publicando na Revista Renaissance Traditionnelle dois longos artigos, nos quais manifestei que se podia manter um debate sério sobre esta questão, expondo pela primeira vez em francês a essência dos estudos realizados até agora na Inglaterra e, desde o princípio dos anos setenta, na Escócia.

O simples facto de se levantar a questão das origens da Maçonaria especulativa e de mencionar a ausência de filiação directa com a Maçonaria operativa medieval como uma hipótese concebível, provocou em diferentes meios e em diferentes estudos reacções abertamente hostis, algumas delas chegando até à irracionalidade.