Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

29 de setembro de 2025

A Construção do Homem Novo no Último Quartil do Século Vinte

 



A Construção do Homem Novo no Último Quartil do Século Vinte



O último quartil do século XX (1975-2000) foi um período de profundas transformações culturais, políticas, sociais e tecnológicas que influenciaram significativamente a construção do chamado "homem novo".
Este conceito, com raízes filosóficas e utópicas, tornou-se especialmente relevante em tempos de transição e ruptura, refletindo a busca de um indivíduo renovado, mais consciente de si mesmo e do mundo ao seu redor.

O mundo, na última parte do século XX, viveu sob o impacto de grandes eventos e mudanças estruturais. A Guerra Fria, que polarizava o globo desde o fim da Segunda Guerra Mundial, aproximava-se do seu desfecho com o colapso da União Soviética em 1991. Esse momento marcou o surgimento de uma nova ordem mundial, caracterizada pela globalização e pela hegemonia do capitalismo Ao mesmo tempo, movimentos sociais e culturais clamavam por maior igualdade, liberdade e reconhecimento de direitos, como o feminismo o movimento ambientalista e as lutas por direitos civis e LGBTQIA+.

15 de setembro de 2025

Podemos estabelecer um paralelo entre o Socialismo e a Fraternidade Maçónica?

 




Podemos estabelecer um paralelo entre o Socialismo e a Fraternidade Maçónica?


Autor: Charles-Albert Delatour

 

A questão do paralelismo entre o socialismo e a fraternidade maçónica é complexa, pois toca conceitos distintos – um sistema político-económico, por um lado, e um valor espiritual e organizacional, por outro – mas merece uma análise aprofundada devido a certos pontos de convergência e de divergência. Trata-se de uma exploração pormenorizada, estruturada para examinar as semelhanças, as diferenças e as nuances, com base nos princípios da Maçonaria e nos fundamentos do socialismo, tendo em conta o contexto histórico e filosófico.

Definições e princípios fundamentais
Para estabelecer um paralelo, é essencial clarificar os termos:

Socialismo: Movimento político e económico que defende uma organização social e económica destinada a reduzir as desigualdades, frequentemente através da redistribuição da riqueza, da

6 de setembro de 2025

Música cerimonial Maçónica

 

 Música cerimonial Maçónica


Autor: Ivan Herrera Michel


Anexo:

interpretações da Música cerimonial maçónica:


 A música cerimonial maçónica não é mais do que a encenação nas Lojas, a partir do século XVII, de um saber cultural muito antigo e profundamente enraizado na humanidade, que parece ter surgido no período Paleolítico Superior, há pouco mais de 40.000 anos. Os antropólogos concluíram que as flautas já eram usadas em contextos rituais nessa época, tendo encontrado na actual Eslovénia uma feita de osso de urso, datada de há cerca de 43.000 anos, que se discute ser dos Neandertais, e outra na Alemanha, feita de marfim de mamute, de há cerca de 35.000 anos, que se atribui aos Cro-Magnons.