Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

29 de agosto de 2025

O futuro do trabalho num mundo de robôs e de inteligência artificial

 


O futuro do trabalho num mundo de robôs e de inteligência artificial

Autor: Rogério Colaço



A questão central já não é se será, ou não, possível que todo o trabalho humano possa ser substituído por máquinas, mas se a existência da IA nos coloca perante uma utopia ou uma distopia.

O saudoso professor e filósofo Agostinho da Silva afirmava que “o homem não nasce para trabalhar, nasce para viver e para criar, para ser poeta”. A verdade é que a incrível aceleração do desenvolvimento tecnológico a que assistimos no presente mostra que essa utopia nunca esteve tão perto. De facto, quando no verão de 2023, a Universidade de Harvard anunciou que tinha contratado um robô como professor do programa de ciências computacionais, tudo mudou no mundo do trabalho.

19 de agosto de 2025

Maçonaria, Gestão e a Loja - Reflexões

  


                                                                                    
 

Maçonaria, Gestão e a Loja - Reflexões





Por considerarmos importante revisitar algumas reflexões expressas no presente trabalho, tomámos a liberdade de o publicar de novo, revendo algo o que conjugado com os  trabalhos que se indicam a seguir, poderá servir eventualmente de guia útil aos diversos candidatos a Luzes da Loja, nomeadamente ao de Venerável Mestre.

Antes de mais recordemos que os IIrs:. devem meditar com cuidado (auto-analizando-se se estarão nas condições mínimas), antes de eventualmente aceitar uma proposta de candidatura aos Cargos para que são indicados, tendo todavia em conta a opinião maioritária do colectivo da  Loja, a que se deverão sujeitar, sempre que possível e sem atropelos significativos na sua vida privada).

Este texto surge no seguimento de cinco outros ("A Loja Maçónica como modelo Organizativo particular", 10.Dez.2014; "O Exercício do Veneralato" - 14.Jan.2017; "Maçonaria nas Redes Sociais" - 04.Abr.2024;  e  "Planificar, Edificar e Realizar" - 26.Ago.2019; e "Quatro Hábitos dos Líderes Maçónicos de Sucesso" - 08:Out.2024); que já apresentámos  neste Blog, abarcando o tema.

Achámos pois interessante chamar a atenção, de novo, para o mesmo assunto. Como é do conhecimento comum, ninguém nasce predestinado e independentemente das características pessoais de cada Ir:. tudo se aprende, tudo se estuda e o colégio da Loja, bem como todos os IIr:. do colectivo, têm aqui um importante papel de ajuda e potenciação ao exercício progressista dos diversos cargos, até ao Veneralato -  (p' Comissão de Gestão do Blog - Salvador Allen:. - M:.M:.)

9 de agosto de 2025

Será a Maçonaria “Woke”?

 




Será a Maçonaria “Woke”?


Autor: Ivan Herrera Michel




 Na realidade, a pergunta não pode ser respondida com um simples sim ou um simples não, porque se deve necessáriamente partir do pressuposto de que existe um velho romance entre a Maçonaria e o envolvimento social que remonta às suas origens iluministas. A dificuldade surge quando a palavra “woke” [1] é utilizada de forma pejorativa contra todo o tipo de iniciativas progressistas, gerando uma carga semântica ambígua e um uso polarizado.

De facto, foi-me ensinado desde o primeiro dia que a Ordem trabalha em prol da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade e que, desde os seus primórdios, foi um refúgio de livres-pensadores que defendiam ideias relacionadas com o progresso, a liberdade de pensamento, a liberdade de consciência e os direitos do homem e do cidadão, entre outros. Por seu lado, a Real Academia da Língua Espanhola, em resposta a uma consulta que lhe foi feita,  respondeu a 7 de Abril de 2021 que