Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

29 de julho de 2025

A Maçonaria na sua hora crítica - o vèu rasgado

 


A Maçonaria na sua hora crítica - o vèu rasgado 


Autor:  Iván Herrera Michel             

 


Durante anos, evitei diagnósticos apocalípticos sobre a Maçonaria, mas creio que chegou o momento de uma reflexão crítica (sem deixar de ser fraterna) sobre os seus desafios actuais, vistos a partir dos seus números, das suas tensões internas e pela sua fragmentação global. E escrevo isto sem qualquer intenção de polemizar. Há sinais, sintomas e dados ao longo do caminho que já não podem ser disfarçados com discursos de ocasião nem com banquetes de aniversário.              

A Maçonaria, que durante séculos se gabou da sua perfeição como regra, enfrenta hoje um preocupante desequilíbrio interno. Os seus pilares estão a ranger sob tensões doutrinárias, disputas de poder e um êxodo silencioso de membros, a tal ponto que não é exagero dizer que a sua relevância pública e a sua capacidade de inspirar as novas gerações devem ser objecto de sérias reflexões.               

Desde tempos remotos que a Ordem abraçou duas correntes principais, quase irreconciliáveis, cujas

11 de julho de 2025

O Cerco Diplomático que Imobiliza a Maçonaria masculina e divide a Ordem

 



O Cerco Diplomático que Imobiliza a Maçonaria masculina e divide a Ordem


Autor:  Iván Herrera Michel

                


A história da Maçonaria não pode ser contada sem mencionar a sua política inter-obediencial, porque também aí se vem jogando o destino da Ordem.             

O que é apresentado como respeito por uma tradição partilhada tem sido frequentemente instrumentalizado para construir um circuito interno chamado "regularidade", que constitui um modelo diplomático que agrupa as Grandes Lojas masculinas do mundo sob uma estrutura de poder extremamente eficaz que, durante mais de um século e meio, foi centralizada pela Grande Loja Unida de Inglaterra (GLUI /UGLE), que convertida por si própria no epicentro e árbitro do que pode ou não ser chamado de Maçonaria.

 O que temos diante de nós é um cerco diplomático altamente eficaz, constituído por uma rede de condições tácitas que impede inúmeras Grandes Lojas masculinas de exercerem a sua política externa de forma autónoma, por receio de perderem o apoio de uma autoridade que elevaram ao posto de reitor