Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

1 de setembro de 2023

Uma Geração de Sociopatas em Evolução

 


transcrito, com a devida vénia e respectiva autorização, da Revista cultural virtual  "Cavaleiros da virtude" nº054 de Agosto de 2023


Crônica do Editor

Uma Geração de Sociopatas em Evolução

- Una Generación de Sociópatas en Evolución 

Carlyle Rosemond Freire

M|I| CIM 307.07 - A|R|L|S| Terceiro Milênio nº7 - GOAL

Membro da Academia Maçônica de Ciências, Letras e Artes - AMCLA - Cad. 113

Lendo matérias aleatórias, como sempre, deparei com uma que me chamou atenção, pois a mesma comentava, ainda que superficial, que os “Baby Boomers” (nascidos entre 1945 e 1964) foi/é uma geração de sociopatas, isso devido ao período pós II Guerra e as Guerras do Vietnã e Coreia, além do surgimento do Movimento Hippie, com toda falta de regras e busca pela liberdade. Não sou médico psicanalista para dar diagnósticos, mas, como professor ainda em sala de aula, e, vendo como os jovens se comportam, acredito, em minha opinião, que as gerações “Z” e “Alpha” têm mais tendências de desenvolverem transtorno de Personalidade A n t i s s o c i a l ( T PA S ) q u e a s anteriores, ou seja, de serem sociopatas. Não é a primeira vez que abordo assuntos ligados a essas gerações, p o i s é g r i t a n t e como essa juventude se comporta em relação aos adultos e entre os próprios pares. Segundo alguns dicionários, Sociopata é uma palavra usada para descrever uma pessoa que sofre de sociopatia, um transtorno de personalidade que provoca um comportamento impulsivo, hostil e antissocial, a qual é caracterizada por um egocentrismo exagerado, falta de apego aos valores morais, capacidade de simular sentimentos para conseguir manipular os outros, além da incapacidade de controlar emoções negativas. Como já havia dito, não tenho  como realizar diagnósticos, mas está muito claro que essa geração de jovens apresenta, em sua maioria, pelo menos, 80% das características de um sociopata onde, algumas delas estão muito visíveis, como o apego às redes virtuais e a falta da real interação social, em acreditar que só precisa de direitos e não de deveres, o aumento da negatividade pessoal ligado as tendência depressiva e ansiolítica, pensar que está sempre certo e apresentar ausência de crítica e autocrítica, ter empatia com animais e dificuldade na construção de relacionamentos entre seres humanos, entre outras. Para o bem o para o mal, esta é ag e r a ç ã o d e j o v e n s q u e perambulam pelas ruas e dentro de nossas casas. Mas se acreditamos que está ruim, segundo a Lei de Murphy, pode e vai piorar. E porque digo isso? Porque a tendência de toda sas gerações é evoluir e, como dizem meus alunos: “Daqui pra frente é só pra trás!” Pois é, paradoxalmente ao que fala a música de Moraes Moreira (Lá vem o Brasil descendo a Ladeira), se continuarmos caminhando só adeira abaixo, poderemos ter um número crescente de psicopatas caminhando entre nós, muito em breve. E n ó s d a g era ç ã o “B a b y Boomer”? O quê podemos falar sobre isso? 

Como podemos ser comparados ao que estamos presenciando? A maçonaria atual, em s u a g r a n d e m a i o r i a , é composta de “Baby Boomers” e, ao contrário do que foi comentado no início, somos uma associação que procura estar sempre realizando reuniões e eventos, temos a necessidade de estar com a família e em família, respeitamos as regras que nos são impostas, mesmo não concordando com elas, assim como buscamos ajudar o próximo sempre que possível, contribuindo para uma sociedade mais justa, não apenas utilizando o princípio da igualdade, mas da equidade, pois cada realidade é sua própria realidade. Dessa forma, uma geração que tanto contribui com a sociedade e age no intuito de que todos possamos s segui r na mesma estrada, mesmo que alguns de nós  estejamos a pé e não dentro do mesmo carro que outros, mas como apoio e a força para seguir em frente, sem impedimentos ou imposições absurdas; nossa geração não pode ser considerada uma geração problemática, se compararmos à atual. Mas não estamos livre disso, pois ainda podemos encontrar alguns maçons sociopatas, com sede de poder, o que é algo também crescente no meio, e preocupante. Fiquemos alerta e busquemos seguir com Liberdade, Fraternidade e Igualdade (com Equidade).


Carlyle Rosemond Freire

Irmão Maçom desde 1994; jornalista editor do Jornal Cavaleiros da J e E

Virtude professor de Arte com formações em Dança e em Artes Visuais,; P

Mestre em Educação algumas Pós, sendo uma delas Maçonologiacom em

(Filosofia e História Maçônica). Membro do Conselho Internacional de

Dança - CID/UNESCO; Membro da Academia Maçônica de Ciências, Letras

e Artes - AMCLA

5 comentários:

  1. O Irmão Carlyle Rosemond Freire, é o Grão Mestre do GOAL "Grande Oriente de Alagoas" BR .

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a publicação da crônica. Carlyle Rosemond.

    ResponderEliminar
  4. O Irmão Carlyle aborda uma questão que muitos preferem deixar de lado, por ser um tema forte, porém, presente no cotidiano de muitas famílias, não podemos ser omissos, precisamos interagir com nossa juventude, frustrá-los quando necessário e mostrar que ter posição sobre algo não é ruim. Parabéns pela materia.

    ResponderEliminar