Prancha de Solstício de Verão - 2026-06-21
Meu Quer.’. e Resp.’. Irm.’.,
Saúde, Paz e Fraternidade!
Celebra-se hoje mais um Solstício de Verão, o dia mais longo do ano, o dia de São João Evangelista.
No auge da maturidade do Sol, estaremos a rececionar o tão esperado Verão, sempre ligado a festas, férias, viagens,…, iniciando, também, a época de avaliação da colheita quase amadurecida do ano que se encerra e a elaboração de projetos para um novo ciclo que se reinicia com a chegada de um novo ano e novas preocupações ou velhas restauradas. Mas, apesar de todas as circunstâncias que a vida insiste em impor-nos a cada dia, não podemos perder a sensibilidade para os ciclos que a natureza preserva através do equilíbrio das forças que a movimentam. Precisamos também de buscar esse equilíbrio, aproveitando os ares de um novo ano e praticarmos a introspecção e o autoconhecimento, essenciais para que estejamos preparados para encarar de forma corajosa os desafios diários que sempre se renovam.
Por isso, estas celebrações têm um caráter de saudação e de confraternização, evocando os laços que unem os irmãos.
Este período recorda-nos que é altura para celebrar a Luz quando esta está mais forte, quando o crescimento está no seu auge.
Ao mesmo tempo, somos lembrados de que a luz começará a diminuir depois disso, e que faríamos bem em considerar a natureza da nossa colheita espiritual.
*Meu Quer.’. e Resp.’. Irm.’., *
De facto, este é o tempo, uma vez mais, de refletirmos sobre o que de bem fizemos e o que deixámos de fazer. É o tempo, também, de contemplarmos a Luz que existe dentro de nós, utilizando a Sabedoria, a Força e a Beleza que adquirimos para que essa Luz resplandeça em prol do nosso semelhante.
É também o tempo do fortalecimento dos laços fraternais que nos unem para que enfrentemos os tempos adversos, cada vez com mais Força e Vigor.
Unidos na nossa rica diversidade, saberemos, individualmente e em conjunto, continuar a erigir Templos à Virtude, a bem da Humanidade!
Depende de ti e do significado que atribuis ao compromisso que assumiste quando os teus IIrm.’. te passaram a reconhecer como Maçon.
Aceita o meu caloroso G&TAF que nos une e identifica
Fernando Cabecinha
Grão-Mestre do G.’.O.’.L.’. - Maç.’. Portuguesa

Sem comentários:
Enviar um comentário