SOBRE O MEU NOME SIMBÓLICO
É mais fácil escrever sobre o nome simbólico do que sobre a interpretação da Iniciação. O acto iniciático tem mais variáveis, algumas das quais ainda não domino.
Para escolher o nome simbólico inspirei-me na trilogia maçónica da L:.I:.F:. e escolhi o primeiro valor da trilogia – a Liberdade. Optei por um nome composto pelo de duas personalidades maçónicas ligadas à luta pela liberdade, em duas frentes de combate diferentes: o combate da revolta político-militar contra a ditadura e o combate utilizando a arte como arma.
Optei por Humberto Delgado e Giuseppe Verdi, donde resultou o nome composto Humberto Verdi.
Vejamos os fundamentos:
A-Humberto da Silva Delgado.
Nascido em 1906 em Torres Novas, foi assassinado em 13 de Fevereiro de 1965, em Los Almerines, Olivença, perto da fronteira.
Mas até chegar a este final dramático a sua vida cívica teve variações.
Desiludido com a instabilidade no país, aderiu ao movimento militar de 28 de Maio de 1926, que instaurou o Estado Novo de Salazar. Foi apoiante de Salazar, enquanto dinamizador da melhoria da situação financeira do país.
Conhece outras realidades sociais quando, durante a Segunda Guerra Mundial, estalece contactos oficiais com o governo inglês e integra depois a estrutura da NATO. Em consequência viveu cinco anos nos EUA. Terá sido nesse período que foi iniciado na Maçonaria (não consegui precisar pormenores sobre a adesão).
A partir desta época passa a relacionar-se com os opositores ao regime e aceita correr o risco de ser candidato nas eleições presidenciais de 1958. Proclama “Que Portugal deixe de ter medo”. Sem se deixar impressionar pela repressão policial durante a campanha declara que “Se vencer obviamento demito-o”, referindo-se a Salazar.
Passou a ser apelidado “O General Sem Medo”.
A campanha desencadeou grande entusiasmo popular e contou com o apoio de várias formações cívicas e políticas. O Irmão António Arnaut integrou a comissão distrital de Coimbra da candidatura.
As eleições decorreram sem fiscalização pela oposição e foram uma fraude, que entregou a vitória ao candidato do regime.
Em consequência da campanha gloriosa de 1958, o regime alterou o método de eleição presidencial, que passou a ser da responsabilidade de um colégio eleitoral.
Avisado que a PIDE estava no seu encalço, Humberto Delgado refugiou-se na casa do médico amigo Raul Wheelhouse no Sardoal, de onde partiu para o exílio na embaixada do Brasil, para depois seguir para este país. Abandonado pelos apoiantes, continuou no entanto a conspirar pelo derrube da ditadura. Foi apoiado pelo Irmão Emídio Guerreiro, da Frente Patriótica de Libertação Nacional.
Em 1960 propõe uma solução federada para as colónias.
Entretanto esteve exilado na Argélia, Itália e França.
Declara que “Estou pronto a morrer pela liberdade”. Foi uma frase premonitória.
Convencido de que não derrotaria o regime por meios pacíficos, promove a revolta militar de Beja, que fracassou.
Em 13 de Fevereiro de 1965 é atraído a uma cilada junto à fronteira entre Espanha e Portugal e é assassinado cobardemente por um grupo de vários agentes do regime (PIDE).
Salazar considerou a sua morte “uma maçada”.
Em 5 de Outubro de 1990 os seus restos mortais são depositados no Panteão Nacional. Com esta evocação e adopção de nome simbólico pretendo prestar homenagem a este Irmão que deliberadamente sacrificou a vida em nome da Liberdade, um valor tão caro à NAO.
B-Giuseppe Fortunino Francesco Verdi
Nascido em 1813 em Roncole, que fazia parte do Império Francês. Falecido em 1901, por AVC. Iniciado em 1852, na loja Cavalieri dela Libertá, em Milão.
Baptizado na igreja católica. Educado numa escola jesuíta. Mudou-se para Milão com 20 anos, para estudar composição, apoiado financeiramente por António Brezzi, mercador rico e melómano. Casou com a filha de Brezzi, Margherita, de 19 anos, de quem teve dois filhos. Quando Verdi já era reconhecido como compositor, a mulher morreu com 26 anos e meses depois os dois filhos.Verdi entrou em desespero e parou de trabalhar.
Nessa época o norte da Itália estava dominado pelos austríacos. Para além de zonas dominadas pela França, estavam dominadas pela Áustria a Lombardia (com Milão), assim como Veneto, Parma, Piacenzo, Modena e Toscana., com regimes absolutistas, autoritários e corruptos.
O Rei Emanuelle III de Saboia encabeçava o movimento Risorgimento, que desde 1815 lutava pela unificação e independência da Itália.
Verdi assume-se como nacionalista liberal italiano e apoia Vitor Emanuelle.
Os austríacos tentaram que Verdi compusesse música a seu pedido, o que sempre recusou.
Entretanto um empresário italiano ofereceu-lhe um libreto sobre Nabuco (diminuitivo de Nabucodonosor), com o poema “Va pensiero sull´alli dorate” ou “Vai pensamento sobre as asas douradas, o movimento brilhou...” e “Oh minha pátria tão bela e perdida”.
Retratava a história dos hebreus, escravos na babilónia, depois da destruição do Templo de Salomão.
Terá sido este libreto que atiçou a chama da liberdade em Verdi. Decidiu transpor o drama dos hebreus exilados na babilónia para o drama da Itália oprimida pela Casa de Habsburg.
Foi a inspiração para a ópera Nabuco, com o coro dos escaravos hebreus (Va Pensiero) no terceiro ato.
Foi adoptado pelo povo revoltado como hino de libertação, cantado na própria estreia da ópera, em Milão, os que levou os austríacos a abandonar o espectáculo.
A revolta instalou-se em Milão, com muitos mortos e alastrou a toda a Itália. Em 1861 os austríacos foram expulsos e a Itália foi finalmente unificada.
Cantando o hino de Verdi (hino maçónico à liberdade), muitos outros maçons tiveram participação importante na revolta. Entre outros, Giuzeppe Mazzini, Giuzeppe Garibaldi, Camilo Benso, etc.
Verdi, maçon ilustre, figura assim como lutador pela liberdade, usando a arte como arma.
Não termina aqui a história de Va Pensiero. Em 2011, na comemoração dos 150 anos da unificação, mais uma vez o coro dos escravos hebreus foi utilizado como grito de revolta, desta vez contra Silvio Berlusconi (que era maçon na loja P2, a qual foi expulsa do Grande Oriente de Itália).
A ópera foi dirigida por Ricardo Muti, que também é maçon numa loja de Chicago.
Quando foi interpretado o Hino da Liberdade o povo exigiu bis e apupou Berlusconi. E Muti pediu que todos cantassem o hino, embora seja um acto irregular de acordo com as regras da ópera.
Berlusconi abandonou o espectáculo e demitiu-se pouco depois.
Verdi compôs outras óperas famosas, entre elas: La Traviata, Rigoletto, Aida, Il Trovatore, Requiem, num total de 14.
Humberto Verdi, Apr.'.
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