Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.
(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)
2 de junho de 2018
Efemérides-Junho
Transcrito, com a devida vénia e respectiva autorização, do LIVRO DAS EFEMÉRIDES –HISTÓRICAS, POLÍTICAS, MAÇÓNICAS E SOCIAIS - 2016
Daniel Madeira de Castro Página 269
JUNHO
926 — Assembleia geral em York, presidida por Edwin, filho menor do rei e G.M., onde foi elaborada a Carta de York dos Maçons Livres. A palavra Maçonaria apareceu no ano de 1280, mas esta carta Já referia os termos: G.M., Vigilante, Irmão, Antigos Deveres e Privilégios. Em 1356 o rei Edward III de Inglaterra reviu os Estatutos d'Atheltsan, (Atheltsan era filho de Alfredo, o Grande) ou as Anglo-Norman Charges da obediência dos Maçons de York. Estes textos foram destruídos, mas em 1840 James Haliwell descobriu no museu Britânico o Manuscrito Regius — 1390, ou de Haliwell (27/12/1561).
1728 — Constituiu-se em Paris o G.O. de França, então G.L., com a eleição do seu primeiro G.M. o duque Wharton (24/6/1738).
1745 — A polícia francesa surpreendeu uma reunião maçónica, com cerca de quarenta membros, que foram admoestados e o dono do restaurante foi multado.
1762 — Apareceu pela primeira vez em França a alusão ao Grau de Rosa-Cruz em Maçonaria.
1787 — Publicado o segundo volume da obra Recueil Précieux de la Maçonnerie Adonhiramite, do barão de Tschoudy, maçon francês, a criação estruturada do Rito Adonhiramita, com treze graus (abril de 1766).
1789 — O papa Pio VI admitiu que eram forjados os decretos do séc. IX sobre os quais se baseava a autoridade papal.
1793 — Iniciou-se com a prisão dos deputados girondinos à Convenção Nacional, a ditadura do Partido Jacobino, iniciando uma época de terror, sangrenta e arbitrária. Os jacobinos viam no terror um instrumento da revolução, ganhando a guilhotina o estatuto de sanção moral. O terror só terminou quando Robespierre, Danton e Saint-Just subiram ao cadafalso (27/7/1794).
1798 — Grasse-Tilly, seu sogro Delahogue e cinco outros deputados Grandes Inspetores fundaram um Conselho Kadosh, depois Grande Conselho dos Príncipes do Real Segredo.
1892 – Elevada para doze anos a idade mínima para as raparigas se poderem casar, em Itália.
1893 – Conferência dos republicanos ibéricos, em Badajoz.
1909 – Magalhães Lima, G.M. do G.O.L., acompanhado de José Relvas e Alves da Veiga, iniciou um périplo pela Europa, que se prolongou por Julho, nomeadamente, Paris e Londres, numa ação secreta para recolha de apoios à revolução republicana, para pôr fim à monarquia, junto das obediências maçónicas locais, que resultou positivo, à exceção de Espanha, onde reinava Afonso XIII, que não visitaram.
1921 – 3a Congresso do P.C.U.S., que proibiu os membros do Komintern de poderem ser maçons.
1972 – Rebentou o escândalo de Watergate, que levou à resignação de Richard Nixon, pres. dos E.U.A.. Cinco homens assaltaram a sede do Partido Democrático, no edifício Watergate, Washington, para recolha de informação, e provou-se que eram colaboradores de Nixon.
1992 – Realizou-se no Rio de Janeiro, a Conferência Mundial sobre a Terra e o Ambiente, sob os auspícios da O.N.U., em consequência da degradação progressiva dos recursos naturais e do meio ambiente.
D. Madeira de Castro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário