Pelas 10h44m de amanhã, dia 21 de Dezembro, o movimento dos Planetas em relação ao Sol proporciona-nos um Fenómeno Astronómico que ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador numa declinação de 23º26’4’’ a Sul (perto do Trópico de Capricórnio) dando início ao Inverno no Hemisfério Norte (e Verão no Hemisfério Sul).
Para as Civilizações Primevas (muitíssimo antes do aparecimento das Religiões), este dia era o escolhido para as Iniciações por ser nesta ocasião (a maior noite do ano) que começavam os dias a serem maiores progressivamente marcando o início do Ciclo da Luz.

Associavam o Solstício de Inverno à morte, ao desconhecido e à escuridão surgindo, em oposição e sequência, o chamado Renascer que se transformou numa Regeneração, primeiro da natureza e depois do próprio Homem.
Estes fenómenos, por terem sido constatados e estudados antes de qualquer religião, eram considerados Pagãos, mas foram prontamente aproveitados por Filósofos e Teólogos que os associaram às ideias e dogmas que professavam.
Sem comentários:
Enviar um comentário