Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

17 de julho de 2018

Da Ciência ao Amor


Luís Portela apresenta o seu livro «Da Ciência ao Amor - Pelo esclarecimento espiritual», na Ordem dos Médicos, no dia 19 de julho, às 18h30, numa sessão promovida em parceria pelo Conselho Regional do Sul e pela editora Gradiva.
 O evento conta com intervenções do autor e ainda da artista plástica Joana Vasconcelos, do físico Carlos Fiolhais, do padre Anselmo Borges e do psiquiatra Mário Simões.
 A moderadora é Anabela Mota Ribeiro.
 A entrada é livre.

11 de julho de 2018

INSTERSTÍCIO MAÇÔNICO


Transcrito, com a devida vénia, do Informativo CHICO DA BOTICA - Ano 9 Edição 072 - 31 Jul. 2013, este artigo do Ir.·. Cleber Barros Cunha

Introdução:

Interstício significa um espaço, um intervalo entre dois pontos, dois segmentos, dois estágios. Relativo ao tempo, significa uma parada, uma pausa a ser dada. Numa escalada, significa um patamar, um tempo para o próximo estágio.

Desenvolvimento:

A Maçonaria tem nos seus interstícios um importantíssimo passo para o desenvolvimento do Maçom. Estes estágios, entre os graus, ao contrário de ser uma “parada” têm como finalidade dar-nos o tempo necessário para verdadeiramente assimilarmos os conceitos que nos são inicialmente transferidos quando das Elevações.
Quando somos Elevados a um determinado grau maçônico, logo após, antes do grau seguinte, muitos novos conhecimentos devem ser exercitados, aprendidos, interiorizados e pelo trabalho do verdadeiro Maçom, devem ser aplicados no intuito de construir um mundo melhor. Estes conhecimentos, assimilados adequadamente, passo a passo, fazem a construção interior do Maçom, fortifica a procura constante de cada um no crescimento pessoal e coletivo. Para isto, se faz necessário um tempo.
Cada Maçom deverá dedicar-se à leitura, à visitação, ao trabalho maçônico, confrontando o que foi verificado até então, aprimorando seus conceitos, revendo cada ponto de sua vida frente ao que lhe foi passado e que ainda poderá ser visto.
Nada é estático: é dinâmico, não só frente ao que aprendeu anteriormente, mas também e fundamentalmente ao que deve ser reavaliado e desenvolvido. Aprendemos sempre que a Maçonaria é a constante busca pela verdade, acreditando que a verdade atual, pode não ser a futura. Cabe a cada Maçom, revisando o que aprendeu, o que lhe foi transmitido, exercitando tudo, junto com todos, em Loja e fora, procurando o verdadeiro caminho ao GADU.

8 de julho de 2018

TAMANHO DA LOJA


Com a devida Vénia e respectiva autorização transcreve-se mais um Soneto de Adilson Zotovici:

Neófito inebriado
Na sua primeira incursão
Num trabalho inspirado
Falou fundo seu coração

Pensou após  andejado
Em profunda escuridão
Que a  Loja, um lugar Sagrado,
Bem maior sua  dimensão

Disse o canteiro arrojado
Que verdadeira sua intuição
E não se havia baldado

Pois, com a Luz da iniciação
O seu tamanho encontrado
Perde-se na imensidão.

Adilson Zotovici

6 de julho de 2018

Choremos, Choremos, Choremos!

CHOREMOS, CHOREMOS, CHOREMOS!
O Ir.'. Jerónimo Borges passou ao Oriente Eterno.
Homem Livre e de Bons Costumes dirigiu superiomente o saudoso JBNews com Sabedoria, Força e Beleza.
À Família os sentimentos da Comissão Editorial deste Blogue.

2 de julho de 2018

Efemérides-Julho


Transcrito, com a devida vénia e respectiva autorização, do LIVRO DAS EFEMÉRIDES – HISTÓRICAS, POLÍTICAS, MAÇÓNICAS E SOCIAIS - 2016
Daniel Madeira de Castro


JULHO

1766 — Criado em Hamburgo, por Friedrich Ulrich Ludwig Schroeder, maçon alemão (1744/1816), o Rito Schroeder, ou Rito Rosa-Cruz Retificado, com o objetivo de a maçonaria conter apenas as suas características fundamentais, constituído pelos três graus da maçonaria mimbólica e quatro superiores baseados na magia e alquimia. Estudou as origens maçónicas na conceção deste Rito, para combater os Altos Graus que foi adotado pela G.L. de Hamburgo e ainda hoje é praticado na Alemanha.
1791 — Fundado o Banco da América do Norte.
1792 – Foi publicado o primeiro jornal maçónico em Inglaterra o The Sentimental and Masonic Magazine.
1823 — Lojas britânicas já praticavam o Rito de Emulação.
1833 – Instalada uma barraca carbonária em Angra do Heroísmo que durou até julho e dominada por saldanhistas, a que se seguiram instalações de outras barracas no Porto, e na cidade da Horta, todas membros da Sociedade Keporática ou dos Jardineiros.
1834 — Início da guerra civil carlista em Espanha, com a morte do rei D. Fernando VII e a ascensão ao poder da raínha Isabel, desencadeou-se uma luta entre carlistas (conservadores) e liberais, com o restabelecimento da inquisição, que durou até 1839. Em Setembro de 1846 retomou-se o conflito entre republicanos e carlistas que durou até 1849. Em Maio de 1872, principalmente no País Basco e na Catalunha, desenrolou-se a guerra que levou ao restabelecimento da monarquia com o rei Afonso XII.
1835 — Começou a ser aplicada, na indústria em Portugal, a máquina a vapor.