Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.
(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)
12 de novembro de 2017
Curiosidades Maçónicas: Origem da Palavra «Freemasons»
Traduzido, com a devida vénia, da Revista Pietre-Stones, Review of Freemansonry, sendo a tradução da responsabilidade da Comissão Editorial deste Blogue, logo, qualquer erro detectado é atribuído ao mesmo.
O primeiro uso conhecido da palavra Pedreiros-Livres (Freemasons )- na forma Maçom, sem hífen (Free Masons) - ocorreu na Cidade de Londres (Letter-book H de 9 de Agosto de 1376), embora a palavra tenha sido de facto excluída, surgindo Maçom (Mason) em sua substituição.
Os Maçons (Masons) e os Pedreiros-Livres (Freemasons) foram sujeitos a intercâmbios durante os séculos 15 e 16 e os Pedreiros-Livres (Freemasons) estavam, em geral, destinados a cortar segmentos da pedra, sendo usada a palavra Maçom (Mason) para designar todos os trabalhadores da pedra.
E. Ashmole, no seu diário, escreveu que ele foi feito um Maçom (Free Mason) passando a pertencer, em 1686, à "Comunidade de Maçons Livres" (Fellowship of Free Masons).
James Anderson ao escrever suas Constituições de 1723 não usou uma única vez a palavra Pedreiros-Livres (Freemasons). Quaisquer que sejam as razões, as Constituições de 1723 contêm aproximadamente 126 referências a Maçons, sob as formas, a saber: Maçons, Maçons Livres e Aceitos e nenhuma referência aos Pedreiros-Livres (Freemasons), sendo de tal forma intensa a tenacidade da tradição que até hoje a maioria das Constituições são dirigidas a maçons livres e aceitos e aos maçons não aceitos.
O folheto antimaçónico mais antigo, de 1698, adverte o público contra "aqueles chamados de Maçons Livres" - quase certamente o que agora sabemos como francos-maçons ditos especulativos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário