25 de dezembro de 2023
20 de dezembro de 2023
OS RITUAIS
OS RITUAIS
Se te convém bom futuro
E te agrada transpor portais
Muito além do alto muro
Tens a escada em manuais
Planos sem pressa mensuro
Que as paragens são cabais
Pra que viajes seguro
Desde os tres anos e mais...
Inda que às vezes no escuro
Há altares de luz, sinais
Se praticares...asseguro
História, simbolos, reais...
Antigos, atuais...auguro
A glória tens nos Rituais !
ARLS Chequer Nassif-169 Adilson Zotovici
17 de dezembro de 2023
Feliz Solstício
Meus QQr:. IIr:.
A nossa L:. Salvador Allende viaja ao longo do ano; das trevas à Luz, da Primavera ao Inverno, do Outono ao Verão.
A simbologia é igualmente aplicável nas nossas vidas, quer como iniciados quer no mundo profano.
Entender o significado da entrada da Luz no Nosso Templo, por ventura obscuro, é parte do caminho.
A ignorância e a Razão fazem parte da nossa dualidade, mas a União de todos e a Fraternidade levam-nos à Razão.
A entrada do primeiro raio de Sol no dia do Solstício de Inverno, é a melhor metáfora para a Iluminação que cada Ir:. deve procurar e alcançar.
Lembremo-nos que a Luz quando chega é para todos. O conhecimento deve ser partilhado. A Razão, apesar de soberana sobre a matéria e a densidade da vida, não pode sobrepor-se à dignidade do ser humano.
A Luz, ou a Razão, podem e devem ser partilhadas, mas com moderação, com cuidado, pois o choque frontal com toda a sua força pode cegar, ferir, e queimar o Iniciado.
Bom senso e humildade criam laços fortes de uma Fraternidade de elos inquebrantáveis.
Um Feliz Solstício na companhia de toda a família e que o Novo Anos nos seja leve e próspero.
V:.M:.
Roman
12 de dezembro de 2023
Praticar a Tolerância – princípio fundamental da Ordem Maçónica
Praticar a Tolerância – princípio fundamental da Ordem Maçónica
Apresento-vos hoje uma peça de arquitectura sobre a “Tolerância” que é, como sabeis, um dos princípios fundamentais da nossa Augusta Ordem.
A reflexão e estudo sobre o tema foram-me suscitados como uma urgência, pela ocorrência de três eventos quase simultâneos: o recrudescimento da propaganda de ódio da extrema-direita internacional (e a sua perigosa tradução nacional, com episódios de grande violência como a que vimos acontecer em Dublin no passado dia 24NOV e que, felizmente, em Portugal ainda não tem tão grave expressão, excepto por vezes nos campos de futebol), a tragédia da nova guerra Israel-Palestina, e a leitura de um excelente estudo sobre “A perseguição aos judeus e muçulmanos de Portugal” e de um livro do escritor árabe, Amin Maalouf, grande conhecedor dos conflitos internos do mundo árabe, para quem as nossas civilizações se encontram perante o risco de um “naufrágio iminente”.
Como diz Maalouf, esta é uma “era desconcertante” porque, quando se verificam avanços tecnológicos espectaculares que nos facilitam, como nunca antes, o acesso ao conhecimento; quando se vive mais e melhor em muitas mais zonas do Planeta; e quando se poderia conduzir a humanidade a uma era de liberdade e progresso ... o mundo parece seguir inconscientemente na direcção oposta, rumo à destruição de tudo o que foi alcançado!
Escrevia o nosso Ir.’. Salvador Allende, numa sua prancha de Julho de 2019, já lá vão quatro anos e meio(!), sábia e profeticamente (se pensarmos no que está a acontecer no Médio Oriente): “A luta pelas esferas de influência das grandes potências, em busca de fontes de matérias primas essenciais às novas tecnologias, a par do sempre presente petróleo, aliadas ao papel hegemónico da financeirização global da economia, criaram as condições propícias aos conflitos regionais, que têm descambado em guerras terríveis, impondo às populações enormes sacrifícios e perdas irreparáveis que acabam por ser potenciadas pelo extremismo religioso [e o] reforço da fuga para a prática de religiões ou crenças totalitárias.”
Desconfiança em relação ao “Outro”, xenofobia e racismo, individualismo e intolerância política e religiosa, associam-se à, ou são mesmo promovidas pela, ganância de algumas dezenas de grandes corporações financeiras e pela acção das grandes potências, na sua luta permanente pela conquista de mais poder, mais territórios, mais recursos.
6 de dezembro de 2023
O R A Ç Ã O "
O R A Ç Ã O "
Meus Irmãos esta é uma "Oração" que passei a rezar como um conceito de "Vida" para melhorar as minhas atitudes de um "IDOSO". Na verdade é uma reflexão para todos nós: "Senhor ! ... Estou ficando velho. Ajuda-me a evitar que me torne muito falador, desagradável e veemente a respeito das coisas. Ajuda-me a saber quando já falei o que devia. Ensina-me a chegar, rapidamente, ao ponto principal do que estou contando. Faze com que eu não comece a contar a vida de todas as pessoas que eu mencionar ou que conheça. Que eu nunca fale de ingratidão alheia. que eu não canse os demais, falando de minhas dores físicas, a não ser para meu médico. Ajuda-me a manter meus velhos amigos e a encontrar novos, sem aborrecê-los. Impõe-me a obrigação de ser afável no trato com as pessoas e agradável aos que comigo conversam. Ajuda-me a manter correspondência com os parentes e amigos. Faze com que cuide apenas dos meus assuntos e não me intrometa nos assuntos e problemas alheios. E, acima de tudo, Senhor, ajuda-me a manter meu velho senso de humor e toda minha autocrítica. Ajuda-me a perdoar meus amigos para que eles possam perdoar os defeitos que encontram em mim. E mais, Senhor ! Ajuda-me a não ser um velho ranzinza, criador de casos, rabugento, implicante e metido a conselheiro. Então, Senhor, serei útil, acima de tudo, a mim mesmo. Ajuda-me Senhor ! Amém
Irmão Josué Inácio da Silveira Neto
ARLS João Ramalho-107
MI, Grau 33 - Santo André –SP