Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

28 de setembro de 2021

AO BOM MESTRE


Com a devida Vénia e respectiva autorização se transcreve este Poema de Adilson Zotovici:

AO BOM MESTRE

Eu penso não ser do agrado

A  quem seu canteiro frequenta

E tem com frequência notado

Que livre pedreiro se isenta


Quem vive num canto isolado

Ao lado dum igual não se senta

Que tem o nariz empinado

Somente discorda e lamenta


Que diz seu cinzel já cansado

E o maço pesado, não aguenta

Pra desenvolver seu mestrado


No entanto a mestria sustenta;

Ao bom mestre, diz o ditado,

Não há uma má ferramenta !


Adilson Zotovici

22 de setembro de 2021

Equinócio Outono 2021

 

Em 2021 o Equinócio de Outono ocorreu às 20:21 horas deste dia de 22 de Setembro. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 89,859 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 15:59 horas. 

A natureza a transformar-se com os seus ciclos renováveis.

21 de setembro de 2021

MAÇONARIA E A TEORIA DAS CORES

 


MAÇONARIA E A TEORIA DAS CORES

Naturalmente perguntar-me-ão o que é que a Teoria das Cores tem a ver com a Maçonaria? A resposta é simples: tudo e nada, porque, quer o zero quer o infinitamente definido se sentam na mesa do banquete do conhecimento, ou seja, se aprofundar o conhecimento de Si próprio tem como finalidade o relacionamento com os Outros e o Universo, então e pela Lei das Comparações, haverá algo em comum, mas, por outro lado, se o conhecimento de nós próprios se limita a engordar o Ego e não o Eu nada haverá para se conjugar.

Desde os Pré-Socráticos (muito bem explicados por Aristóteles) que as cores estão intimamente ligadas à Luz embora aqueles se tenham baseado sobre este assunto de modo intuitivo, e foi muito mais tarde que Isaac Newton, cientificamente, propôs e demonstrou a Teoria das Cores, prontamente contrariada por Goethe e Leibniz.

Isaac Newton pensou que a Luz era uma energia que se movia, refractava e dividia nas sete cores prismáticas mas com a oposição de Goethe que pretendeu demonstrar ser a Luz, não só invisível como indivisível, mas também que os vários graus das cores pertenciam à sombra que se revela sob a influência da Luz, ou seja, as cores seriam qualidades das sombras e não quantidades da Luz exprimindo esta Teoria, simbolicamente, por um número, o 6, e por uma figura, o Hexagrama que como sabemos são dois triângulos de bases e vértices opostos que se entrecruzam. Partindo de um ponto central há uma relação com as formas angulares intermédias numa correspondência entre o Uno e os Múltiplos, melhor dizendo: o ponto central (Luz invisível e indivisível) e a atmosfera circundante (sombra ou trevas) também invisível, mas divisível.

Esta ideia de Goethe poder-se-á aplicar aos sons, aromas, sabores e tacto constituindo (esta variedade infinita do mundo sensível) o paradigma de toda a natureza num conjunto de ciclos que mimetizam o grande ciclo do Céu e da Terra, quer dizer, os múltiplos da quantidade organizados em ciclos de qualidades visando as relações diametrais, angulares e circulares.


Não, ainda não entramos na fatia apetecida da Franco-Maçonaria, mas lá chegaremos, atento-me, por agora, apenas a esta maneira de desbravar a vida relembrando que a sensação é o mundo das imagens, e que a percepção distingue a multidão indefinida dessas imagens distribuindo-as por espécies, a saber, cores, cheiros, sabores, sons e tacto naquilo que Bergson designa por qualidades secundárias que se convertem às qualidades primárias que são o movimento e a extensão, quer dizer, tempo e espaço.

Como então digerir este soberbo e consciente acumular do conhecimento através deste jogo de qualidades/quantidades sem degenerar nas costumeiras fantasias ocultas ou exotéricas? António Telmo explica-nos que estas fantasias culminam quase sempre numa relação de géneros e não num género superior, unitivo e iluminante pois associar fantasmas mentais, automáticos e vazios, acaba sempre em especulações puras e duras ou, como nos disse Gaston Bachelard, …o fascínio pelas desilusões realísticas leva a sedutoras crenças e práticas... Sabemos também que o pensamento metafórico usa a chamada Coluna das Correspondências (desde Hermes o Trismegisto e possivelmente antes), dupla e antagónica (por exemplo: Sol/Lua, Direito/Esquerdo) ligando-se a um predicado próprio fazendo as correspondências reduzirem-se a duas (Yin/Yan) que, por simplificação geométrica, criam a tríade (1+2=3) e as suas 64 combinações significativas das possíveis situações do Universo (claro que foi o que Cabalistas fizeram à sua maneira e jeito).

19 de setembro de 2021

Passeio por Lisboa Secreta

 


A Associação Cultural e Filantrópica Internacional O Direito Humano - Núcleo Luz e Esperança leva a efeito dia 25 deste mês (sábado), pelas 10,00 horas, um passeio que designamos por “Passeio por Lisboa Secreta”. O seu guia será Felício Correia, especialista nesta matéria e em questões esotéricas.

Segundo as suas palavras:

“A Lisboa Secreta é uma Lisboa que se apresenta à vista de toda a gente, mas que “fala” uma linguagem e conta uma história, a qual apenas é perceptível pelos ouvidos que estejam despertos para recebê-la e entendê-la. Os monumentos por que passamos diariamente contam-nos comovedoras páginas da nossa História, formadoras da nossa identidade colectiva; mas eles contêm igualmente, e paralelamente, um pequeno mundo de simbolismo, que nos veicula “mensagens” destinadas a ser interpretadas.

Já toda a gente passou pelo Arco da Rua Augusta, mas será que sabem o significado daquelas inscrições, e quem são todas aquelas figuras? Em que circunstâncias históricas foram concebidas, e qual o pensamento arquetípico que lhes subjaz? Que situação se vivia em Portugal e no mundo aquando da sua concepção?”

Porque será necessário alugar equipamento áudio haverá um pagamento de 5 euros por pessoa. O encontro será, como acima referido, às 10 horas, na Praça do Comércio, junto à estátua de D. José. É conveniente levar calçado confortável, pois iremos percorrer algumas ruas de Lisboa.

As inscrições deverão ser feitas até quinta-feira, dia 23, o pagamento deverá ser efetuado através do NIB 0036 0012 9910 0031 1733 2. O comprovativo deverá ser enviado mail mbenjamim.monteiro@gmail.com, ou por SMS para o telemóvel 968099698, contendo o nome das pessoas que participarão no passeio.

Após o passeio iremos confraternizar almoçando num restaurante da zona. Não é necessário fazer inscrição para o almoço, pois apenas irá quem tiver disponibilidade.

Certo de que todos gostarão desta viagem, sou, com um fraternal abraço

Benjamim Monteiro


 

11 de setembro de 2021