Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.
(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)
11 de agosto de 2018
Efemérides-Agosto
Com a devida vénia e respectiva autorização, transcreve-se do LIVRO DAS EFEMÉRIDES – HISTÓRICAS, POLÍTICAS, MAÇÓNICAS E SOCIAIS - 2016
Daniel Madeira de Castro
AGOSTO
1199 – O papa Inocêncio III proclamou as IV cruzadas, desenrolaram-se entre 1202/4, reunindo 11.000 homens embarcados em Veneza para pilharem a cidade muçulmana de Zara, nos balcãs, o que aconteceu em 13/4/1203. Assaltaram as mesquitas de Constantinopla e despojaram os palácios dos seus tesouros.
1217 – Saladino mandara erguer uma fortificação em monte Tabor para impedir o acesso militar a Jerusalém, levando o papa Inocêncio III a proclamar as V cruzadas, que se desenvolveram entre 1217/21. Teve o apoio dos reis Leopoldo VI da Áustria e de André II da Hungria, tomaram Damieta, territórios da Síria e foram derrotados em Mansurá abandonando Damieta.
1791 – O intendente Pina Manique numa carta dirigida ao corregedor do Porto, afirmou a suspeita da existência duma loja maçónica no Porto e doutras em Chaves e em Bragança.
1827 – Divulgados os primeiros fósforos de fricção.
1839 – Em meados deste mês houve uma reunião da Loja Eterna Cadena, da G.L. Luz Perpétua, de Nápoles, cuja ata está registada sob o n° 13.715 nos arquivos da Loja Fidelidade Germânica, Nuremberga, da G.L. da Baviera, com letras da Loja-Mãe, a G.L. Os Três Globos de Berlim, assinada pelo G.M. Guilherme de Wittelsbach. Nessa ata consta que receberam na Loja, quando era Bispo, com todas as formalidades rituais, Giovanni Ferretti Mastai, maçon, futuro papa Pio IX (12/2/1876), o qual perante juramento afirmou não pertencer a qualquer outra organização secreta e fez pagamento correspondente ao seu Grau, decidindo comunicar a todas as outras Lojas que o reconheçam como maçon justo e perfeito, assinado pelo V.M. Matteo Chiavo e pelos outros Oficiais da Loja. O arquivo está certificado pela assinatura do G.M. da G.L. da Baviera. Tornou-se num grande inimigo da maçonaria da qual foi irradiado por traição e perjúrio, assinada pelo Rei e G.M. Victor Manuel. Ferretti nasceu em 1792, passou dois anos no Chile, servindo como secretário do vigário apostólico Mazzi, foi arcebispo de Spoleto em 1827, bispo de Imola em 1832 e foi elevado a cardeal, em 1840, e eleito papa em 1846. Culminou o seu ódio à maçonaria com a publicação em 8/12/1864, do Syllabus, e em que amontoou todas as bulas papais e encíclicas contra a maçonaria. Feito prisioneiro em 20/9/1870, pelos patriotas que lutavam e conquistaram a unificação italiana, tendo à frente vários maçons: Garibaldi, Mazzini, Cavour, Manzoni e outros.
1881 – Giuseppe Garibaldi (4/7/1807), primeiro G.M. do Rito de Memphis-Misraim, fundado nesta data por fusão dos Ritos Memphis e Misraim, este constituído em 1838 por Marconis de Nègre, com 92 graus, além dos graus simbólicos, perfazendo 95. O Rito de Misraim foi fundado em Veneza em 1788 tendo a sua origem em Cagliostro, que o erigiu com os Graus Menores da G.L. da Inglaterra e os Altos Graus da maçonaria templária alemã. O Rito de Memphis foi constituído em 1815 em Montauban, por franco-maçons que em 1799 haviam participado com Napoleão Bonaparte (15/8/1769) da missão do Egito. A esses dois Ritos foram adicionados os graus iniciáticos que vieram de obediências esotéricas do séc. XVIII, do Rito Primitivo e do Rito dos Philadelphos, entre outros, o número de graus dependia das obediências mas andava entre os 90 e os 97.
1917 – Fundado em Braga o Centro Católico Português, com o objetivo de promover a cristianização das leis, costumes e vida política, um dos fundadores foi Salazar, que aí discursou várias vezes quando pertenceu ao Centro Académico de Democracia Cristã, de Coimbra.
1950 – Criada em Lisboa, em St. Paul de Vence a Comissão Nacional para a Defesa da Paz, iniciativa clandestina do P.C.P., a que aderiram, entre outros: Egas Moniz, Ruy Luiz Gomes, Pulido Valente, Ferreira de Castro, alm. Tito de Morais, João de Deus Ramos, Maria Lamas, Lopes Graça e Tito de Morais.
1969 – Realizou-se em Aveiro o II Congresso Republicano, ponto de agregação dos movimentos de esquerda, aproveitado pelo P.C.P..
1980 – Na Polónia, Lech Walesa criou em Gdansk o movimento sindical Solidarnosc ou Solidariedade, apoiado na Igreja católica e no papa João Paulo II, teve papel determinante na queda do regime comunista na Polónia e da sua saída da esfera de influência da U.R.S.S..
Daniel Madeira de Castro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário