Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

29 de junho de 2017

C O T I D I A N O S


O poeta (Adilson Zotovici) que aqui transcrevo (o Soneto Cotidianos)  era um colaborador assíduo do JBNews.

Os bons anseios humanos
Por traços justos, perfeitos,
Sem os receios profanos
Em pedras brutas os efeitos

Com seus antigos arcanos
Livres pedreiros eleitos
Maços, cinzéis e bons planos
Lavram das pedras os defeitos

Com sentimentos ufanos
A rigor seguem preceitos
Dos neófitos aos decanos

Labores cotidianos
Dando Graças pelos feitos
Com louvores pelos anos!

Adilson Zotovici

22 de junho de 2017

Solstício de Verão 2017



Ontem (21.06.2017) pelas 5h24m entrou o Verão no Hemisfério Norte.
A palavra Solstício deriva do latim: sol (o que dá Luz) e sistere (manter imóvel), porque o Sol parece imóvel em termos de declinação com o movimento Norte-Sul a ser mínimo.
As festas solsticiais procedem dos tempos das Iniciações primitivas e dos Mistérios praticados ao longo dos Rios Nilo e Tibre. Simbolizam as grandes fases em que a Natureza exibe as suas transformações e os seus opostos em fenómenos surpreendentes.

Todas as religiões e todos os Cultos de todas as Épocas os celebravam sob várias formas e alegorias o mesmo acontecendo com a Franco-Maçonaria que se agarrou, por um lado, à manifestação dos contrários e respectivos ciclos regeneradores que vão da morte à vida vice-versa e por outro, ao facto de S. João estar ligado aos ditos Maçons Operativos.




7 de junho de 2017

Acerca dos Conceitos de Símbolo, Simbologia e Alegoria


Transcrito do Blogue «Jakim&Boaz», com a devida vénia:



 I - Introdução
 A origem etimológica da palavra símbolo, é geralmente atribuida ao grego “sumbolon”, derivada do verbo “sumbollein”, pretendendo significar sinal, no sentido de traduzir a representação concreta duma ideia abstracta.  Segundo I. Mainguy (3), Guénon define-o como “a fixação dum gesto ritual” e indo mais longe, sugere uma pesquisa para encontrar a sua origem.
 A Maçonaria é normalmente definida como sendo: “um sistema de Moral, velado por alegorias e ilustrado  por símbolos”
Nesta definição aparecem duas palavras,   Símbolo e Alegoria,  que na maior parte das vezes, são incorrectamente interpretadas, pelo que consideramos  oportuno tentar perceber a distinção entre as duas, pelo que tentámos recolher e reunir algumas  breves referências relativas a este tema, de que resultam as notas que se seguem, entre as quais se salienta o trabalho de Anatoli Oliynik (5).
 No que respeita à palavra latina “symbolus”, entende-se  o seu significado como sinal de reconhecimento, sendo constituído por um objecto cortado em dois, cada uma das duas partes estando entre as mãos de duas pessoas que se vão separar. Espécie de sinal de reconhecimento, que quando mais tarde se encontrarem as duas partes poderão, ao reuni-las, selar a sua reunião.

Segundo Manuel P. Santos (1)  “1 - um símbolo é fundamentalmente uma representação gráfica ou pictórica de uma ideia, som, objecto ou de um princípio, existindo uma correspondência natural entre por exemplo, um objecto (significante ou simbolizante) e o seu símbolo (significado ou simbolizado).
2 - Na Maçonaria os principais símbolos identificam-se com os instrumentos utilizados, principalmente nos três primeiros graus de qualquer rito, que permitem a compreensão do que é ser maçom e do que é a Maçonaria, enquanto sistema de aprendizagem e percurso iniciático.
3 – Constituem símbolos maçónicos universais os instrumentos ligados à arte da construção ou da geometria, como o esquadro, compasso, malho, cinzel, régua, nível, alavanca, trolha, fio-de-prumo, triângulo, quadrado, rectângulo, círculo, pentágono".
 Não se esgotam aqui os símbolos maçónicos, podendo ser apreendidos nos gestos praticados (sinais, toques e palavras), nas baterias, nas formas de vestir, etc.

Convite


 

 
 
 

5 de junho de 2017

Eleições no Grande Oriente Lusitano vão à segunda volta




O actual Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, vai disputar, no próximo dia 24 de Junho, a segunda volta das eleições nesta obediência maçónica, com o professor universitário José Adelino Maltez.
Segundo fonte do GOL, nas eleições disputadas este fim de semana, e quando ainda falta apurar o resultado em duas lojas desta Obediência Maçónica, Fernando Lima (lista C) obteve 37% dos votos, José Adelino Maltez (lista A) 33% e Daniel Madeira de Castro (lista B) 30%.

4 de junho de 2017

Um homem Inteligente Falando das Mulheres


Trancrito do Informativo nº 098 do extinto JBNews, uma interessante crónica de Luís Fernando Veríssimo.


O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.
Tenho apenas um exemplar em casa,que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:
Habitat
Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.
Flores
Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.
Respeite a natureza
Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.
Não tolha a sua vaidade
É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.