Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

20 de abril de 2016

Hospitalar/Esmoler e Bioética


Os primeiros dois parágrafos foram omitidos pela Comissão Editorial do Blogue.

Cargo é “...a função administrativa exercida por um Maç:. na sua Loj:. ...” sendo “...10os cargos básicos de uma Loj:. completa dos 3 primeiros graus…” 3  havendo, dentre eles, o de Ir:. HOSP:./ESMOL:. cujas funções o Ir:. A.H.Oliveira Marques nos ensinou, no “Dicionário da Maçonaria Portuguesa” de sua Autoria, que  se trata do “...Oficial da Loj:., o décimo na respetiva hierarquia entre o Ir:. Tes:. e o Ir:. Gua:./Cob: … encarregado de distribuir esmolas e subsídios a MMaç:. ou PProf:. necessitados, de visitar os MMaç:. enfermos ou infortunados e, em geral, de todos as atos de natureza caritativa que possam ser requeridos...” 4.

Portanto, compete  ao Ir:. HOSP:./ESMOL:. ser uma espécie de porta-voz da prática do Bem à responsabilidade da Loj:. a que pertence. Estará, em suma, disponível para os outros IIr:. (e também, porventura, para os PProf:.) que necessitem de apoio material ou de apoio espiritual, dentro dos limites impostos pela capacidade económica da Loj:. e pelas capacidades, psicológica e intelectual, do Ir:. que tais funções desempenhe.

Esta prática do Bem toma o nome de Beneficência no âmbito duma análise BIOÉTICA onde, juntamente com outros três (o da não-Maleficência, o da Autonomia e o da Justiça), constitui o conjunto de Princípios fundamentais da Bioética também esta “...chamada de Teoria dos quatro Princípios pela primeira vez formulada por T.L.Beauchamp e J.F.Childress na obra de sua Autoria,  publicada em 1979 , “Principles of Biomedical Ethics”...”. 5

15 de abril de 2016

Liberdade de Pensar


Na N:.A:.O:. defende-se a existência de um Criador Supremo que dispõe de uma Força Superior, o  G:.A:.D:.U:.
Esta referência suporta muito daquilo que aqui vimos fazer e é um pressuposto da nossa condição.
Não negligenciamos qualquer crença religiosa sendo homens livres, defensores da moral e dos bons costumes e todos serão aceites em pé de igualdade independentemente das suas convicções de qualquer índole.

Mas por vezes não temos a real noção de quão avançado é este conceito de Liberdade, e quanto sofrimento foi necessário para chegarmos aqui! A Liberdade em todas as suas vertentes e, sobretudo, a liberdade de pensamento sem restrições de qualquer índole pode fazer toda a diferença entre as trevas e a Luz.

E é isso que aqui tento abordar. Conceitos como a abstracção, a livre imaginação, a ruptura com o Dogma, no fundo, o livre pensamento sem constrangimentos, o foco da nossa eterna luta!

Coloquemos uma questão e tentemos responder-lhe numa das perspectivas possível, a evolução da Física/Química ao longo do Tempo. E a pergunta é:

Que contributo a Ciência tem dado para a percepção que temos sobre aquilo que nos envolve, sobre a origem de tudo, como pode ela condicionar o nosso entendimento da vida e, consequentemente, qual o nosso papel nesta ordem Cósmica e como isso pode afectar o nosso comportamento?  
E a resposta a esta pergunta pode ter uma resposta muito ampla, tão vasto é o conhecimento e, em simultâneo, tão clara começa a ser a percepção que temos da dimensão da nossa ignorância.
Mas recuemos um pouco até ao período em que o Homem começou a interrogar-se sobre a sua natureza e sobre a natureza de tudo o que o envolve.