Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

19 de maio de 2023

O Desbastar da Pedra Bruta na caminhada do Aprendiz. Que significado?

O Desbastar da Pedra Bruta na Caminhada do Aprendiz. Que Significado?

Várias foram as noites em que me deitei e adormeci reflectindo sobre o simbolismo da Pedra Bruta, sobre o seu valor e significado.

Durante a minha reflexão e pesquisa sobre o assunto senti que estava a iniciar uma de muitas viagens. Sabemos que ao iniciar uma viagem há que saber o que se deve levar. Os inexperientes enchem as suas malas com excesso de bagagem, provavelmente com “tralhas” que nunca irão precisar. Os já viajados, pelo contrário, escolhem com critério o que irão necessitar pois sabem que o peso e o volume atrapalham e dificultam o caminho.

No fundo trata-se de um ritual que todos os viajantes, que procuram outros lugares, terão que passar. Depois de uns largos anos e viagens realizadas, talvez a carga seja mais leve. Por agora sinto que a mala está carregada de “calhaus” que forçosamente terão quer ser levados tal qual uma penitência destinada a todos aqueles que apesar de tudo, não temem dar início à primeira etapa da uma jornada que será longa.

Assim será a jornada de um aprendiz de maçom, que ao longo da mesma se deverá empenhar e esforçar, depurando o seu espírito, purificando o seu ser, expurgando as imperfeições da sua alma e refinando-a com valores e princípios éticos em prole da humanidade.

Se nome atribuísse a essa jornada, chamar-lhe-ia, “o desbastar da pedra bruta”. Poderemos dizer que o aprendiz de maçom é tal qual uma “pedra bruta”. Uma pedra que brota e que emerge da rocha mãe em estado bruto. Que às vezes se solta tal qual muitas outras e que segue o seu caminho levada, por vezes, pelas torrentes de lama ou pelo vento agreste próprio das serranias, ou então pela água pura da imparável corrente de um rio.

Na maçonaria “o desbaste da pedra bruta” simboliza o ponto de partida, o soltar da rocha mãe, o início da grande transformação que deve ser realizada de forma voluntária e empenhada. Que carece de tempo, esforço e dedicação. A “Pedra bruta” simboliza a matéria e o espírito que constitui o aprendiz, recheada de arestas e saliências e por vezes impurezas que podem e devem ser desbastadas, esculpidas e lapidadas, levando a formas mais nobres, harmoniosas e definidas. Neste processo o aprendiz é matéria-prima, mas também, obreiro e instrumento. Dando largas à imaginação, penso num cirurgião plástico que ao mesmo tempo é psicólogo e que se auto manipula, moldando, não o corpo, mas o carácter, tudo isso com as suas próprias mãos. Tal especialidade médica não seria de todo reconhecida pela ordem, no entanto, pensamos que a maçonaria, aprová-la-ia decerto.

A PEDRA BRUTA, no essencial, simboliza o Grau de Aprendiz de Maçom. Simboliza a imperfeição espiritual do homem, independentemente das suas qualidades profissionais e de sua posição social. Representa o começo, o início de uma longa jornada de procura e de constante aprendizagem.

17 de maio de 2023

Porquê o silêncio em Loja, no percurso do Aprendiz

 

Porquê o silêncio em Loja, no percurso do Aprendiz

Desde os primórdios da civilização que a transmissão do conhecimento é essencial para o progresso da humanidade, tendo sido construídos, para o efeito, diversos Templos, onde os candidatos recebiam a sua instrução, depois de serem submetidos a provas físicas terríveis e a provas morais cheias de dificuldades, com o intuito de abalar a sua coragem.

A iniciação proveio da necessidade que tiveram as antigas sociedades secretas (persas, egípcias, gregas, judaicas, entre outras) de conservar perpetuamente os seus mistérios e de propagar as suas doutrinas.

A adoção de símbolos, cujo significado só aos iniciados era dado a conhecer, explica-se pela necessidade que tinham de se pôr a coberto da perseguição de qualquer governo despótico. As lojas maçónicas (de São João) são, inequivocamente, representações fidedignas dos Templos da antiguidade.

Um dos ensinamentos basilares da Maçonaria é a disciplina do silêncio.

Na escola pitagórica, nenhum discípulo tinha permissão para falar, sob nenhum pretexto, antes que tivesse decorrido o período (três anos) da sua aprendizagem.

O Apr⸫, qual Pedra Bruta por desbastar é, simultaneamente, o sujeito e o objeto do seu trabalho, uma vez que é chamado a transformar-se a si mesmo em Pedra Angular, com recurso ao Cinzel (pensamento determinado) e ao Malhete (vontade de executar). O Apr⸫ não sabe ler nem escrever, apenas soletrar.

Tal como as crianças que vão aprendendo as letras, os números, a formação das palavras e a construção de frases, o Apr⸫, depois de “renascido” através da Iniciação, precisa de se dedicar ao estudo da gramática, designadamente dos carateres ou letras e sinais, isto é, ao conhecimento dos princípios ou elementos simbólicos com os quais é representada a Verdade.

Por outro lado, neste primeiro grau, os três primeiros números também devem ser incluídos na aprendizagem. Em termos genéricos, o número um representa a Unidade do Todo, o número dois a Dualidade (o bem e o mal; o branco e o preto; o sol e a lua) e o número três, o Ternário da Perfeição (Sabedoria, Força e Beleza; União, Paz e Silêncio). O silêncio é uma prática essencial, principalmente para os AApr⸫, pois ajuda no desenvolvimento pessoal e permite que os ensinamentos sejam assimilados de forma mais eficaz. 

1 de maio de 2023

O Dia do Trabalhador

 


O Dia do Trabalhador, Dia Internacional dos Trabalhadores é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de Maio em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.

A homenagem remonta ao dia 1 de Maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objectivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas. Durante a manifestação houve confrontos com a polícia, o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. Este acontecimento serviria de inspiração para muitas outras manifestações que se seguiriam. Estas lutas operárias culminaram numa série de direitos, previstos em leis e sancionados por constituições.

Curiosamente, das poucas Nações que não celebram este dia- os Estados Unidos da América