A escolha do nome que adoptei prende-se com a profunda admiração que sempre tive pela Vida e Obra do grande Pedagogo, do Médico, do Humanista, do Revolucionário e Maçon - Jaime Cortesão. Importa, pois, dar-vos a conhecer um pouco do que foi o seu percurso cívico e político.
Jaime Zuzarte Cortesão nasceu a 29 de Abril de 1884 em Ançã, uma vila do concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra. Esta Vila, terra natal desta ilustre personalidade, cujo Foral, concedido por el Rei D. Manuel I, comemora este ano de 2015 precisamente 500 anos da sua concessão.
Jaime Cortesão estudou no Porto, em Coimbra e em Lisboa.
A sua vida de estudante universitário foi uma sucessão de experiências depressa abandonadas (passou por Grego, Direito e Belas-Artes), antes de se fixar em Medicina, que terminaria em Lisboa, em 1909, com uma tese que espelha já a sua multiplicidade de interesses (A Arte e a Medicina - Antero de Quental e Sousa Martins). A medicina não era, porém, a sua paixão; exerceu-a sem grande entusiasmo e cedo se entregou a outras actividades, nomeadamente ao ensino (nos liceus e mais tarde nas Universidades Populares, criadas durante a República), à literatura e à política.