Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)
Mostrar mensagens com a etiqueta Informativo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Informativo. Mostrar todas as mensagens

2 de outubro de 2017

Tomaz da Fonseca-140 Anos


No âmbito das comemorações dos 140 anos do nascimento do escritor mortaguense Tomaz da Fonseca, o Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, José Júlio Norte, tem o prazer de convidar V. Ex.ª para participar na conferência intitulada: “TOMAZ DA FONSECA: REPUBLICANO E MAÇON”, pelo Professor Doutor Amadeu Carvalho Homem, a realizar no dia 7 de outubro, pelas 17:30, no CACM - Centro de Animação Cultural de Mortágua, seguida da abertura de uma EXPOSIÇÃO subordinada ao mesmo tema.


O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MORTÁGUA
José Júlio Norte

10 de setembro de 2017

Comemorações-5 de Outubro




5 DE OUTUBRO

2017


11H: DEPOSIÇÃO DE UM RAMO DE FLORES NO MONUMENTO A ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA


15H: SESSÃO PÚBLICA DE EVOCAÇÃO DOS MAÇONS PORTUGUESES MORTOS DURANTE A GRANDE GUERRA
(Na Rua do Grémio Lusitano, 25 em Lisboa)

24 de agosto de 2017

"Comemorações dos 150 Anos de Camilo Pessanha"



PROGRAMA

COIMBRA, 7 de Setembro de 2017

11h00 – JARDIM SANTA CRUZ (Sereia) - junto ao busto de Camilo Pessanha. Encontro, deposição de flores, distribuição do jornal “Viva Pessanha!” e declamação de poesia. Palavras a propósito pelas entidades envolvidas,  discursos do GAAC, Editorial Moura Pinto e CMC.
12h00 às 18h00 – junto ao Parque de Santa Cruz/Praça da República, uma instalação sonora irá reproduzindo POEMAS DE PESSANHA previamente gravados com colaboração da RUC e do CITAC. Distribuição de poemas de Pessanha em Flyers nos locais emblemáticos da cidade (Baixa, Praça da República, Universidade, bibliotecas e escolas). Coordenação de GILMAC.
15h00 às 18h00 – POESIA DECLAMADA de Camilo Pessanha nos pontos centrais da cidade por “diseurs”/actores, efetuada em vários idiomas.
15h00 às 18h00 – Casa da Escrita. “ORÁCULO”, performance intimista de GILMAC, inspirada no Tarot mas com um baralho da vida de Camilo Pessanha e Fernando Pessoa.
18h00 – Casa da Escrita. CONFERÊNCIA “Camilo Pessanha em Macau!”, proferida pelo Doutor Daniel Pires.
19h30 – JANTAR (à Sé Velha).
21h30 – Café Santa Cruz. Inauguração da exposição “Imagens que passais pela retina!”, pintura de Ivone Tavares.
22h00 – Café Santa Cruz. Tertúlia poética a Pessanha!
23h00 – Bolo de aniversário com 150 velas e brinde com vinho espumante “CLEPSYDRA”.

As actividades serão objecto de reportagem vídeo-fotográfica para memória futura, com captura e edição da Lazy Eye.

NOTA: Em virtude das parcerias efetuadas com várias entidades (CMC, CITAC, RUC, EMP), o programa tornou-se bastante extenso, pelo que o GAAC entendeu alargar as comemorações ao longo do 4º trimestre de 2017. Deste modo, a realização da peça de teatro “Clepsydra”, de um programa de rádio na RUC, de novas conferências, de uma nova exposição, da edição de um CD com poemas e reportagem das comemorações, obrigarão ao agendamento das novas iniciativas para 7 de Outubro e 7 de Novembro (datas sugestivas e meramente simbólicas). Salvaguardando de princípio que o agendamento final será harmonizado entre o GAAC e a CMC como entidades coorganizadoras das “Comemorações dos 150 anos de Camilo Pessanha em Coimbra”. O cartaz será apresentado e divulgado brevemente.
Sem mais de momento, com os nossos melhores cumprimentos,


5 de julho de 2017

Eleição Grão-Mestre do G.'.O.'.L.'.



Fernando Lima foi eleito Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano pela terceira vez consecutiva após confirmação pelo Grande Tribunal Maçónico.

5 de junho de 2017

Eleições no Grande Oriente Lusitano vão à segunda volta




O actual Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, vai disputar, no próximo dia 24 de Junho, a segunda volta das eleições nesta obediência maçónica, com o professor universitário José Adelino Maltez.
Segundo fonte do GOL, nas eleições disputadas este fim de semana, e quando ainda falta apurar o resultado em duas lojas desta Obediência Maçónica, Fernando Lima (lista C) obteve 37% dos votos, José Adelino Maltez (lista A) 33% e Daniel Madeira de Castro (lista B) 30%.

18 de abril de 2017

Museu Maçónico


Membro Institucional do ICOM (International Council of Museums). Vale a pena visitar (De 2ª a 6ª Feiras, das 14.30 às 17.30H)!



2 de abril de 2012

Hugo Pratt





O Musée de la Franc-Maçonnerie em Paris, está a realizar uma exposição sobre Hugo Pratt (1927-1995) e a sua relação com a Maçonaria.

A mostra inclui mais de 40 aguarelas de Pratt e dezenas de pranchas originais, incluindo diversas do álbum Fábula de Veneza. De acordo com o jornal Le Monde, durante os seus últimos 20 anos de vida, Hugo Pratt fez parte da Loja Hèrmes em Veneza.

A exposição, Corto Maltese ou les Secrets de l'initiation, estará presente ao público até 15 de julho de 2012.

25 de março de 2012

Grande Oriente Lusitano corta relações com GLLP

O grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, desmentiu hoje a notícia do semanário Sol, que dá conta que a cúpula das duas maiores obediências do País têm discutido uma fusão.
Desagradado com as declarações do grão-mestre da Grande Loja Legal de Portugal(GLLP), o grão-mestre do GOL adiantou ao DN que vai cortar as relações com a maçonaria regular. "Congelo as relações com a GLLP, enquanto o dr. José Moreno for grão-mestre da obediência", garantiu ao DN Fernando Lima. Tudo começou num almoço-debate no American Club, onde José Moreno disse que "o País precisa da sua maçonaria. Universal e una", criticando o facto de Portugal ser o País "com mais grão-mestres per capita". Surpreendido com as notícias de uma fusão entre as maçonarias, Fernando Lima só admite retomar as relações com a GLLP se José Moreno "vier publicamente desmentir que negociamos uma fusão".
Os últimos meses têm sido pautados por uma boa relação entre as duas maiores obediências maçónicas do País. A paz entre os irmãos das maçonarias regular (GLLP) e adogmática (GOL) chega assim ao fim. in:dn por Rui Pedro Antunes, foto: lusa

10 de janeiro de 2012

Comunicação do GOL

Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa
No difícil momento económico e social que Portugal vive e cujos efeitos na vida quotidiana dos cidadãos são infelizmente cada vez mais sentidos, é urgente saber orientar as energias para o que efectivamente é importante: a mobilização patriótica para as responsabilidades colectivas, num ambiente de paz, de esperança, de solidariedade e de coesão social.
O Grande Oriente Lusitano, fundado em 1802, além de ser a mais permanente instituição democrática portuguesa e a segunda mais antiga Obediência maçónica mundial em exercício continuado, não aceita ser envolvido em assuntos decorrentes de interesses empresariais conjunturais em que são projectadas posições anti-maçónicas que misturam velhas perspectivas anti-progressivas com pretensas abordagens pós-modernas enxertadas de algum aventureirismo intelectual pseudo-progressista.
Portugal conheceu em 1935 uma lei dita sobre “associações secretas” e é com mágoa que somos obrigados a denunciar, no Portugal de hoje, a retoma do projecto do então deputado do Estado Novo, José Cabral.
Sobre esse projecto, Fernando Pessoa escreveu no Diário de Lisboa de 4 de Fevereiro desse ano: “Provei neste artigo que o projecto de lei do sr. José Cabral, além do produto da mais completa ignorância do assunto, seria, se fosse aprovado: primeiro, inútil e improfícuo; segundo, injusto e cruel; terceiro, um malefício para o País na sua vida internacional.”.
Para aqueles que, recém-convertidos ou indiferentes ao Estado de Direito Democrático, defendem que a Maçonaria não tem sentido em democracia e quando muito o teria no combate aos autoritarismos – que, de esquerda ou de direita nunca suportaram a Maçonaria – é bom lembrar quantos totalitarismos nasceram em democracias e que a indiferença é a mãe dos que só despertam quando, já tarde, a opressão lhes bate à porta.
Os ataques à Maçonaria, sejam eles de ontem, de hoje ou de amanhã, vêm sempre eivados do mesmo ódio aos princípios da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade e aos valores da Justiça e da Razão, verdadeiros alicerces do edifício onde se cultivam os Direitos Humanos.
Vivemos hoje na Europa o mais longo período de paz pela qual lutaram e morreram muitos maçons e para cuja construção a Maçonaria muito tem contribuído.
Para os que alimentam desejos e ilusões autocráticas e exclusivistas, é bom lembrar uma recente decisão de uma das mais vibrantes instituições europeias, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, que cortou cerce mais uma tentativa anti-maçónica, desta vez ocorrida na região italiana de “Friuli Venezia Giulia”, onde uma lei de 15 de Fevereiro de 2000 obrigava os candidatos a cargos públicos dessa região a declararem “a sua pertença a associações maçónicas ou, em todo o caso, de carácter secreto”.
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem concluiu que aquela lei constituía uma “violação do artigo 14 (interdição de discriminação) da Convenção Europeia dos Direitos do Homem combinado com o artigo 11 (liberdade de reunião e de associação)”, condenando a Itália por ter permitido tal lei e atribuindo 5.000 € de indemnização por gastos ao queixoso (Grande Oriente de Itália).
A evocação deste acórdão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem não poderia ser mais oportuna no contexto recentemente gerado em Portugal em torno de uma questão em que uns por interesses gananciosos, alguns por vocação obscurantista e outros por oportunismo pseudo moderno querem fazer regredir direitos humanos arduamente conquistados e pelos quais, sem qualquer pretensão exclusivista, nem arrogância serôdia, continuamos na primeira linha da sua defesa e exaltação.
O Grão Mestre
Fernando Lima