Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

31 de outubro de 2014

O grande Comendador do Templo

Tendo sido incumbido de apresentar uma exposição sobre o nome simbólico que escolhi para proteger a minha identidade no mundo profano, tenho o compromisso moral de vos transmitir em poucas linhas o muito que vos gostaria de dizer, esclarecendo o porquê de ter escolhido este nome, recordando simultaneamente quem foi este brilhante pensador e ilustre maçom, eternizado como Montesquieu, o que farei através de uma evolução cronológica e sintética, salvaguardando contudo as diversas fases do Pensamento e da Obra de Montesquieu. 

Impõe-se contudo, antes do mais, esclarecer principalmente a razão desta minha opção.

Após uma aturada pesquisa sobre proeminentes maçons conhecidos, não foi difícil a escolha desta personalidade, que sempre admirei, e com a qual me identifico em muitos aspectos.

O facto de ser um dos principais filósofos iluministas, cujos ideais de liberdade e igualdade também defendo (porque em meu entender, o homem deve ser livre na sua opinião, livre de consciência, de expressão, e deve promover a igualdade entre os seus semelhantes, quer no acesso à saúde e à educação/ensino, trabalho, quer na supressão de tudo o que for discriminatório ou arbitrário, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e perfeita), o inestimável contributo para a extinção dos regimes absolutistas, através da defesa da separação de poderes (legislativo, executivo e judicial), e consequentemente abrindo o caminho para os actuais regimes democráticos, ao ponto de muitos o considerarem o pai das actuais constituições, o facto de também ter a mesma formação académica, e a empatia que com ele criei automaticamente por ter sido Advogado, tornou fácil e decisiva esta minha escolha.

Efectivamente, sendo eu um homem livre e de bons costumes, que cultivo os mesmos princípios e valores defendidos por Montesquieu (aos quais acrescento ainda, a fraternidade, solidariedade e tolerância) não foi difícil a escolha, tantas são as coisas em que com ele me identifico.

13 de outubro de 2014

A escolha do nome simbólico Magalhães Lima


Antes de mais uma pequena nota acerca da escolha do meu nome simbólico, Magalhães Lima. Encontrando-me, aquando da iniciação, no retiro isolado de um compartimento em quase plena escuridão, perante um questionário que tinha numa das suas questões a escolha do nome simbólico, tive a percepção, que posteriormente verifiquei estar errada, de que esta escolha implicava a selecção de um nome de uma individualidade que tivesse pertencido à maçonaria. Ora, de entre aqueles que, por leituras diversas pude ter conhecimento de pertença, o nome que relampejou foi o de Magalhães Lima.

Tal deve-se a uma noção que tinha relativamente ao reconhecimento da importância do seu pensamento na doutrinação e propaganda do ideal republicano nos finais da monarquia e no decorrer da I República Portuguesa. Isto é, seduziu-me, por um lado, por na vida cultural ter assumido o papel de publicista, numa vertente de receptor e divulgador de ideias, numa constante militância pela agitação da consciência da opinião pública, de forma a fortificar os princípios da democracia republicana-socialista, e, por outro, por muitas das questões/problemas que levantou e trabalhou ainda hoje terem uma grande pertinência e se debaterem quotidianamente, tais como, por exemplo, a cultura republicana, moral cívica, secularização da sociedade, liberdade de pensamento e expressão, reformismo social, descentralismo, federalismo europeu, pacifismo, etc.

O Sagrado e a Ciência


Para quem não faz questão de se preocupar mas que gosta de enriquecer o pensamento por meio do debate sincero e sem primados de dominação que prazer seria de se poder assistir ao diálogo entre Carolus Linnaeus e Charles Darwin, Demócrito e Niels Bohr, Descartes e António Damásio, St. Agostinho e K. Marx e mesmo Jesus o Cristo e F. Nietzsche, aliás como o fizeram na actualidade, na BBC, o Zoólogo Evolucionista Richard Dawkins e o ex-Bispo de Oxford Richard Harries em que abordam sem preconceitos a Criação (lê-se Sagrado) e a Evolução (lê-se Ciência).

Serve esta pequena introdução para me debruçar sobre uma das mais velhas, e paradoxalmente, mais recentes controvérsias que resumo como o Sagrado e a Ciência.

Separadas à nascença muitas mentes brilhantes tentaram re-ligá-las (a palavra Religião vem do Latim relligare que significa tornar a juntar) e desde o pensamento de Diderot (que dizia que o homem só será completamente livre no dia em que o último Rei for enforcado com as entranhas do último Padre) até aos infernais actos como sequência do Paulinismo político (como o célebre matem-nos todos, não-crentes, sábios, mulheres e petizes que Deus reconhecerá os seus e a não menos célebre Inquisição) muita água passou debaixo das pontes.

Clássica e tradicionalmente, o Sagrado, está intimamente ligado a todas as Religiões conhecidas, quer as aceites como maioritárias (Judaico-Cristã, Islamismo, Hinduísmo, Budismo ou Taoismo) quer as que, embora de menor expressão e sem as características Major de uma religião, também fizeram da ligação ao Sagrado uma das suas componentes marcantes (Mitologia dos Ameríndios, Africanos, América do Sul, de muitas ilhas espalhadas pelos Oceanos e Confucionismo).