Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

28 de fevereiro de 2013

Hermetismo e suas Influências

Um dia, há muitos Séculos atrás, Séneca escreveu: procura a satisfação de veres morrer os teus vícios antes de ti.

Do Hermetismo nada sabíamos senão o que está escrito nas Enciclopédias, pouco interesse nos despertava por ser especulativo, inconsistente, folclórico e transcendente.

Freud dizia que «é o saber não sabido» que invectiva a procura do conhecimento, coisa que na Nossa Augusta Ordem estamos não só habituados como também estimulados de acordo com regras secularmente edificadas e praticadas.


Como, por um lado, estamos num Grau da Instrução Iniciática que nos incita a estudar os contrários para atingir a Luz e, por outro lado, um irmão ter tão bem dissertado sobre a Irmandade Pitagórica, decidimos melhor conhecer uma das grandes influências (a par do referido pitagorismo) que a Maçonaria sofreu ao longo dos Séculos e que ainda hoje, particularmente nas Obediências da América do Sul, é tão seguida e praticada.

Enquadramento histórico. A origem histórica começa com Hermes o conhecido Mensageiro dos Deuses que foi o primeiro a coligir os preceitos fundamentais básicos do conhecimento que haveriam de influenciar Raças, Nações e Povos pois para os Deuses «os homens nada sabiam mas são chamados a tudo conhecer». Foi considerado o inventor das regras estruturais dos 3 mundos (material, espiritual e mental) e transmitiu o seu saber encerrado em símbolos dando instruções para que fossem significados.