Fiquem vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

(Últimas declarações de Salvador Allende ao povo chileno a 11 de Setembro de 1973, quando os aviões dos generais fascistas já bombardeavam o Palácio de La Moneda)

22 de novembro de 2011

Marcus Tullius Cicero, 106 a 43 a.C.


Cícero é uma referência da história Europeia. Muita gente o interpretou, durante vários séculos até aos dias de hoje, como um dos pensadores mais versáteis da Roma antiga e, sobretudo, um dos principais contribuintes intelectuais para a prática de um Humanismo fundamentado nos valores da Liberdade de pensamento, da Democracia e da Fraternidade.
Foi Cicero que apresentou à Elite Romana e aos Romanos as escolas da filosofia grega. Foi este homem que pela sua acção e, por exemplo, ao criar um vocabulário filosófico em Latim, até aí inexistente, mais contribui para a elevação de uma cultura Romana anteriormente exclusivamente guerreira e adepta de um crescimento pela força. A elevação cultural de Roma beneficiou toda a Europa para os Séculos seguintes. Cícero teve um papel central nesse processo.
Cícero distinguiu-se como um orador impressionante e embora muitos o tenham referenciado mais pela sua carreira política, foi o seu humanismo e os seus trabalhos filosóficos e políticos que perduraram no tempo e nos inspiram, hoje, como um exemplo de Vida dedicada ao bem comum e ao conhecimento com aplicação prática para o desenvolvimento da sociedade em que viveu.